A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, janeiro 14, 2010

Economia e Finanças -- 2010.01.14

Economia & Finanças


Posted: 14 Jan 2010 03:45 AM PST

Com o conhecimento dos dados definitivos da inflação de 2009 (os preços desceram 0,8% em 2009 conforme informou hoje o INE), as previsões para o valor da taxa de inflação em Portugal em 2010 ganham um pouco mais de precisão ainda que se mantenha um exercício difícil.
.
O Banco de Portugal que divulgou recentemente o seu Boletim Económico de Inverno avançou com uma revisão para este valor prevendo agora que os preços subam ligeiramente em 2010, mais concretamente, prevê uma taxa de inflação de 0,7% (1,6% em 2011).
.
Em Novembro de 2009, a Comissão Europeia, havia previsto uma subida de 1,3% para o Índice Harmonizado de Preços  nos Consumidores, um indicador marginalmente diferente da comum taxa de inflação (ver “Previsões Económicas da Comissão Europeia 2009 a 2011“). Qual o nosso palpite? Vale o que vale, mas apontaria para um valor entre os dois, sublinhando que, em bom rigor, este é um exercício de elevado risco.
.
P.S.: Já agora tem curiosidade em conhecer a evolução da Taxa de Inflação em Portugal desde 1977 até hoje? Então passe por aqui: “Taxa de Inflação em Portugal: 1977 – 2009“.
.
Artigos relacionados:
.


.

Posted: 14 Jan 2010 01:00 AM PST

 
A título experimental, e confiando na qualidade do público que nos tem preferido, decidimos simplificar o procedimento que permite deixar comentários no Economia & Finanças. O primeiro comentário exigirá aprovação prévia antes de publicação, os restantes não e dispensa-se de todo o registo. Retomamos assim uma opção que já seguimos no passado e que levou, por exemplo, à formação de uma autêntica comunidade de leitores em torno de um sempre muito popular tema como o “Reembolso do IRS” (veja-se este caso do ano passado: “Reembolso do IRS começa em Abril ou Maio de 2009?“)
.
Fazemos esta alteração no dia em que ultrapassámos mais um valor histórico: mais de 4 milhões de páginas visitadas desde meados de 2007 (quando começámos a contabilizar). Simultaneamente, e também a título experimental, passámos a divulgar apenas excertos dos artigos divulgados junto dos subscritores que recebem a nossa newsletter por e-mail e que seguem por RSS. Procuramos dessa forma potenciar a percepção de todos os temas tratados (e por vezes são vários ao longo de um único dia e de alguma extensão) sem prejuizo de, se tiver interesse em ler algum artigo na íntegra, se poder sempre visitar a respectiva ligação.
.
Entretanto como antecipámos há poucos dias, a comunidade de fãs no Facebook já superou largamente o meio milhar e vai crescendo todos os dias.
.
Obrigado e não deixem de comentar, nomeadamente o que acha destas alterações :-)
.
Artigos relacionados:
.

Posted: 13 Jan 2010 08:50 AM PST

Recentemente, o Portal das Finanças divulgou o habitual auxiliar de memória para que os contribuintes possam cumprir com pontualidade as suas obrigações de pagamento de impostos. Nesta ligação pode consultar e imprimir o resumo dos principais momentos de pagamento de impostos (IVA, IRS, IRC, IMI, etc) que compreende os 12 meses do ano.
.
Em relação às datas de referência para cumprir com as obrigações declarativas elas podem ser encontradas aqui, no mesmo Portal das Finanças.
.
Artigos relacionados:
.
3.       Ir além dos impostos


.

Sem comentários: