A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quarta-feira, janeiro 20, 2010

Zona do Euro se afunda em crise de dívidas e déficits

 

Economia

Vermelho - 6 de Janeiro de 2010 - 15h36

.

Após dois anos de derrocada financeira e queda econômica, a Zona do Euro deu as boas-vindas a 2010 em meio a uma — sem precedentes — crise fiscal. Mais exatamente, aliás, uma crise de dívidas e déficits.


Por Maria Segre, no Monitor Mercantil 

.

A Comissão Européia (CE), órgão executivo da União Européia (UE), adverte que a situação fiscal de metade dos 16 países integrantes que utilizam o euro como moeda única e comum é ameaçada de tomar caminhos sem volta. Obviamente, os governos dos 16 países integrantes da Zona do Euro passarão os próximos quatro anos tentando equilibrar a derrubada balança fiscal.
.
Isto é, restringido as dívidas e seus déficits que têm acumulado em suas tentativas de apoiar suas débeis economias. E o esforço de arrumação será envidado tendo sempre em mente não minar a pálida e anêmica recuperação que tornou-se possível com tão elevado custo fiscal.
.
Na classificação dos países integrantes da Zona do Euro, de acordo com o déficit fiscal como percentual de seu Produto Interno Bruto, a Grécia ocupa o primeiro lugar, enquanto os demais receberam sugestões, recomendações, admoestações e até ameaças da CE e do Banco Central Europeu (BCE) para que evitem as reclassificações - para baixo - de suas capacidades de endividamento impostas pelas agências internacionais, tendo em vista a evolução ascendente, neste ano, de seus índices de déficits.
.
Todos descumprem acordo

.
Não é só Irlanda que deverá superar a Grécia neste ano, assumindo o primeiro lugar. Também a Holanda, cujo déficit atingirá 6,1% (de 4,7% anteriormente); a Áustria, que de 4,3%, atingirá 5,5%; a Alemanha, que escorregará do índice limite de 3% imposto pelo Acordo de Estabilidade e Desenvolvimento para 5%.
.
Finlândia e Luxemburgo saltarão do índice limite de 3% para percentuais superiores a 5%. Sabe-se que também Itália e Bélgica já superaram o limite de 3%, mas a CE e o BCE não lhes enviaram, ainda, as ameaças de praxe.
.
Pelas avaliações da CE e do BCE, torna-se claro que, neste ano de 2010, nenhum país integrante da Zona do Euro manterá seu déficit fiscal abaixo do índice limite de 3%. E dos 16 países integrantes, talvez, apenas seis conseguirão reduzir seu percentual.

.
.

Sem comentários: