A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, janeiro 28, 2010

e.conomia - Revista da Imprensa 2010,01,25/28

Como Davos faz pessoas incrivelmente ricas parecerem mais espertas do que são
28 Janeiro 2010

Começou o encontro anual de Davos: até agora, não excitou. Governo terá de apostar no Pacto de Estabilidade e Crescimento para ganhar credibilidade internacional. Lains ataca Duque pela análise que faz ao défice orçamental português. Economistas defendem que a China não deve ajudar a Grécia. (+)
---

Mercados e agências de rating consideram orçamento pouco ambicioso
27 Janeiro 2010

A proposta de orçamento ainda agora foi apresentada e os mercados internacionais já estão a penalizar as emissões de dívida portuguesas. “Pouco ousado”, é o verdicto de agências de rating, analistas e investidores. (+)
---

OE português garante credibilidade financeira? Esta é a pergunta que corre o mundo
26 Janeiro 2010

A apresentação do OE português aparece na imprensa internacional e a pergunta é só uma: vai Portugal garantir a credibilidade financeira internacional? Espanha vai avançar com um plano ambicioso de austeridade orçamental. E os gregos conseguiram ontem emitir com sucesso dívida pública. Há dois artigos interessantes no VOX: Daniel Gros diz que o problema no sistema financeiro não é apenas haver bancos demasiado grandes para falir, mas também o facto dos bancos estarem demasiado interligados. Dois economistas defendem, com base no caso espanhol, que receber emigrantes ajuda às exportações. (+)
---

O que Portugal e a Grécia podem aprender com as crises da Califórnia
25 Janeiro 2010

Para situações difíceis, políticas inovadoras. Dois economistas pedem para que se olhe para o exemplo da Califórnia, lançando um sistema de duas divisas, que ajudaria a resolver o problema orçamental com menos danos para a economia. (+)
---

As razões por trás das fugas de cérebros
25 Janeiro 2010

A principal razão para a desigualdade de rendimentos médios entre países está no valor que é conferido às qualificações dos trabalhadores, o que significa que uma política de melhoria das qualificações ou de ajuda financeira internacional pode não ser suficiente para enfrentar o problema. A emigração, principalmente dos mais qualificados, é uma das consequências deste fenómeno, com efeitos positivos para o bem estar à escala mundial. (+)
---

Corrupção destrói a confiança da população nas instituições públicas
24 Janeiro 2010

A corrupção destrói a confiança da população nas instituições públicas o que prejudica a sua eficácia. Os autores lembram que o bom funcionamento das instituições é um importante factor de crescimento. Esta é a conclusão central de um estudo publicado recentemente pelo Banco Mundial onde é analisada a relação entre os níveis de corrupção e os de confiança nas instituições públicas para mais de 90 países, com base em dados de 2008. (+)
---

Aumentos da função pública na Zona Euro servem de referência aos das empresas
24 Janeiro 2010

Os salários dos funcionários públicos exercem uma influência significativa sobre os do sector privado. A influência é especialmente forte quando se considera uma relação entre os sectores num mesmo ano. Também existem impactos do sector privado no público, embora de menor importância. A intensidade da relação entre sectores varia entre países. Estas algumas das principais conclusões de um estudo publicado esta semana pelo Banco Central Europeu, onde se analisam trinta anos nas quatro maiores economias da Zona Euro. (+)
---

Plano de Saúde de Obama será o segundo pacote de estímulo orçamental nos EUA
22 Janeiro 2010

A perda dos democratas de um lugar no Senado e com ela da supermaioria não irá evitar a reforma da Saúde de Obama que funcionará como um segundo plano de estímulo orçamental nos EUA, diz Adam Posen. Obama recupera Volker e faz tremer mundo financeiro. Grécia continua a pesar sobre a Zona Euro. (+)
---

China já está em velocidade de cruzeiro
21 Janeiro 2010

Com a Europa e os EUA ainda sem a retoma assegurada, a China já voltou às taxas de crescimento explosivas do passado. O problema está agora na inflação. (+)
---

Crise: produtividade aumentou nos EUA e baixou na Europa (e em Portugal)
20 Janeiro 2010

A produtividade do trabalho caiu na Europa e em Portugal em 2009, devendo recuperar em 2010. A grande diferença nos EUA é que a produtividade aumentou. Grécia continua a pressionar a Zona Euro e Portugal: as yields e os CDS estão a subir. FMI diz que problema na Grécia é sério e Roubini, citado por Vitor Bento, deixa uma aviso a Portugal. Ainda do FMI chega um aviso de que é demasiado cedo para retirar estímulos à economia. Finalmente, nos EUA, o governo poderá recuperar uma ínfima parte do dinheiro que empenhou na AIG. (+)
.
.

Sem comentários: