A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, janeiro 12, 2010

Na Periferia do Império: Massacres e Ditaduras

Na Periferia do Império




Posted: 08 Jan 2010 06:21 AM PST
.
O relator especial da ONU para as Execuções Extrajudiciais, Sumárias ou Arbitrárias, Philip Alston, confirmou a autenticidade do vídeo, difundido inicialmente em Agosto no Reino Unido, que mostra um homem de uniforme que dispara na nuca de um homem nu, atado e de olhos vendados, junto a campo em que jazem os corpos de vários homens. Outro homem é em seguida abatido.
.
As imagens de execução de supostos guerrilheiros do Tigres Tâmeis foram produzidas pelo grupo Journalists for democracy in Sri Lanka e difundidas pelo britânico Channel 4.

 .

Na Periferia do Imperio - http://www.naperiferiadoimperio.blogspot.com
Posted: 08 Jan 2010 05:26 AM PST
.
 

.O texto abaixo faz parte do artigo "A elite americana", do estadunidense William Blum, autor de numerosas obras, como La CIA Una Historia Negra/ Killing Hope: Intervenciones de La CIA desde la segunda guerra mundial/ U.S. Military and CIA Interventions Since World War II e Les Guerres scélérates.
.
"Lincoln Gordon morreu há poucas semanas com a idade de 96 anos. Licenciara-se summa cum laude em Harvard aos 19 anos, doutorara-se em Oxford como bolsista Rhodes, publicara o seu primeiro livro aos 22 anos, com dúzias mais a seguir sobre governo, economia e política externa na Europa e América Latina. Entrou [como professor] na Faculdade de Harvard aos 23 anos. O dr. Gordon foi executivo no Gabinete de Produção de Guerra durante a II Guerra Mundial, administrador de topo dos programas do Plano Marshall na Europa do pós guerra, embaixador no Brasil, teve outras altas posições no Departamento de Estado e na Casa Branca, foi investigador no Centro Internacional Woodrow Wilson para Académicos, economista na Brookings Institution, presidente da Johns Hopkins University. O presidente Lyndon B. Johnson louvou o serviço diplomático de Gordon como "uma rara combinação de experiência, idealismo e julgamento prático".

Está a ver o quadro? O rapaz maravilha, intelectual brilhante, líder notável de homens, patriota americano destacado.
.
Abraham Lincoln Gordon foi também o homem de Washington no Brasil, e muito activo, como director do golpe militar de 1964 que derrubou o governo moderadamente de esquerda de João Goulart e condenou o povo brasileiro a mais de 20 anos de uma ditadura terrivelmente brutal. " (leia mais)

Leia o texto completo:

Em português encontra-se em http://resistir.info/.

O original em inglês encontra-se em http://www.counterpunch.org/blum01072010.html

Na Periferia do Imperio - http://www.naperiferiadoimperio.blogspot.com

Sem comentários: