A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

segunda-feira, abril 16, 2007

Dia da Liberdade

O levantamento militar do dia 25 de Abril de 1974 derrubou, num só dia, o regime político que vigorava em Portugal desde 1926, sem grande resistência das forças leais ao governo, que cederam perante o movimento popular que rapidamente apoiou os militares. Este levantamento é conhecido por 25 de Abril ou Revolução dos Cravos. O levantamento foi conduzido pelos oficiais intermédios da hierarquia militar (o MFA), na sua maior parte capitães que tinham participado na Guerra Colonial. Considera-se, em termos gerais, que esta revolução devolveu a liberdade ao povo português (denominando-se “Dia da Liberdade” o feriado instituído em Portugal para comemorar a revolução).

O cravo tornou-se no símbolo da Revolução de Abril de 1974; Com o amanhecer as pessoas começaram a juntar-se nas ruas, apoiando os soldados revoltosos; alguém (existem várias versões, sobre quem terá sido, mas uma delas é que uma florista contratada para levar cravos para a abertura de um hotel, foi vista por um soldado que pôs um cravo na espingarda, e em seguida todos o fizeram), começou a distribuir cravos vermelhos pelos soldados que depressa os colocaram nos canos das espingardas.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

25 de Abril de 1974

“A Revolução de 1974 veio pôr termo ao regime autoritário implantado pela Revolução de 28 de Maio de 1926 e abrir caminho a um regime democrático assente no reconhecimento dos direitos, garantias e liberdades fundamentais dos cidadãos e numa concepção pluralista do poder político.

Preparada por um numeroso grupo de oficiais de baixa patente – na sua maior parte capitães – que se organizaram em menos de um ano antes, em torno de uma reivindicação de carácter corporativo, o seu êxito foi fruto da incapacidade revelada pelo governo de Marcello Caetano para ultrapassar a profunda crise de isolamento interno e externo que minava no regime autoritário.

Qualquer que seja a designação para o 25 de Abril de 1974, ele foi um movimento que trouxe a democracia para Portugal e a partir dessa altura, o nosso país pôde alinhar ao lado das demais democracias na construção do mundo do futuro.”

:: José Gomes - Chuviscos…

ORIGEM - Para que nunca se esqueça...

http://momentosydocumentos.wordpress.com/dia-da-liberdade/

ADENDA:

Relendo, a Wikipedia é a enciclopédia do «políticamente correcto». Assim, contraponho - em 25 de Abril de 1974 a corrente Spínola/Marcelo/PIDE-DGS/Ala Liberal da AN e outros mais bonacheirões e mentirosos (como reconheceram mais tarde em longa entrevista em 3 alentados volumes) pretendiam que o levantamento militar se ficasse pela mudança de algumas moscas.

Mas, contrariando os insistentes apelos do Posto de Comando das Forças Armadas, o Povão saíu para a rua e estragou o baile que se preparava, reivindicando e movimentando-se para uma vida melhor representada pelo «socialismo» e o «poder popular». O sonho, embora continuando a comandar a vida, durou pouco e as moscas estão de volta, tentando criar um presente sem futuro para as massas populares, um futuro triste, frio e cinzento, mas com aparente e róseo óptimo futuro com sabor a doce laranja para as «massas» endinheiradas e bem «cifradas», com a sua tropa de choque que fazem lembrar aquele anúncio a um outro tipo de massas que afirmava que «o que é nacional é que é bom»

E como a massa cinzenta da maioria está ficando cada vez mais conformada e alienada …

25 de Abril de 1974 há/houve só um e o próximo será noutro mês, aqui ou algures, mas seguramente diferente.

Pela Paz, pela Igualdade e pela Justiça Social, SEMPRE

Victor Nogueira

1 comentário:

Anónimo disse...

Por Abril e Pela Liberdade Sempre!