A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sexta-feira, junho 29, 2007

Setúbal. terra d'encanto


Setúbal. terra d'encanto

Setúbal, terra d'encanto,
Da sardinha e do golfinho,
Mui florida, derramando
Moscatel, pão, doce vinho,

O Sado, sol ao luar,
Serra com tanta giesta,
A cidade a navegar,
Com arraial, bela festa!

REFRÃO

Ai venham ver,
sem maldade!

Com balões, doce florir,
Gaiata, namoradeira,
Sempre jovem, a sorrir.
E bailando sem canseira

Ai venham ver,
sem maldade!

Ardem nossos corações
Em cravinho de papel,
Cantam Bocage, Camões,
Em versinho d'água-mel.

Ai venham ver,
sem maldade!

Com este mar, rio á janela,
Em nós cant'a mocidade,
De manjerico, singela.
Com azul em claridade.


É Setúbal sem idade,
Tão nova, oh! mafarrico,
Em maré de liberdade,
E um pé p'ró namorico.

Meu amor vem á janela,
São os Santos a bailar,
Vai-te embora, sentinela,
Fiquem todos a cantar.

Victor Nogueira (1995)




NOTA - Santos Populares

O tempo das fogueiras é o mês de Junho em que se festejam os Santos Populares. Segundo as escrituras, S. António e S. Pedro e S. João viveram vidas santas, o que não impediu o povo de associar as suas imagens às festas dos meses de Verão. Daí ao povo começar a chamar-lhes "santos casamenteiros" foi um passo. Há sempre bailaricos, balões que sobem no ar, petiscos em que não falta a boa sardinha assada e muita, muita alegria.

Santo António foi um franciscano exemplar, tido como protector dos marinheiros, leiteiros, pobres, moças casadouras e curador de infertilidades. A fama de casamenteiro de Santo António cresce a partir de 1950. Em Lisboa a devoção a este santo intensificou-se depois do Terramoto de 1755, com a aproximação das práticas cristãs e pagãs.

São João é o Santo mais festejado em todo o país. Já no século VI, concretamente no Concílio de Agda, encontramos fogueiras em honra de São João, festejado no solstício de Verão. A noite de São João é a noite das previsões por excelência. Desde casamentos ao ano agrícola e ao clima, tudo se pode saber nesta altura.

São Pedro foi discípulo de Jesus. São Pedro: Primeiro Papa, Guarda das Portas do Céu, Padroeiro do Tempo e Protector dos Pescadores. O dia dedicado a São Pedro é 29 de Junho e marca o fim das festas juninas, conhecidas em Portugal como "Santos Populares".

in http://www.espigueiro.pt/uei/cp05/santospopulares/index.html

Sem comentários: