A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

domingo, junho 03, 2007









Investigação: Na margem Sul
PS, PCP e BE na mira



* Eduardo Dâmaso / Tânia Laranjo

O grupo de cabeças rapadas Hammerskin, com ligações ao Partido Nacional Renovador e que foi detido pela Polícia Judiciária há pouco mais de um mês, estava a preparar atentados a algumas figuras da política, sobretudo militantes do Partido Socialista, do PCP e do Bloco de Esquerda na Margem Sul. Documentos apreendidos nas buscas dão conta da realização de uma reunião na Margem Sul para definir os alvos dos ataques, que previam também a vandalização de sedes partidárias com bombas de fabrico artesanal e cocktail molotov.Os ataques podiam acontecer no dia da maior manifestação de extrema-direita que alguma vez se realizava em Portugal e que estava agendado para dois dias depois da operação da PJ. As intercepções telefónicas e as vigilâncias que já estavam a ser feitas aos indivíduos permitiram detectar movimentações nesse sentido, tendo a operação sido antecipada para evitar confrontos.

Ainda segundo o CM apurou, nesse momento também já haveria prova abundante contra os indivíduos. O grupo estava a ser vigiado há quase dois anos e era responsável por diversos ataques aparentemente isolados, sempre contra indivíduos de raça negra. Mas só agora é que aqueles se preparavam para algo de maiores dimensões, que pretendia funcionar como um sinal do poder que ostentavam.

Parte dos cabeças rapadas levados ao Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa na altura da operação da PJ foi interrogada ainda pelo espancamento de uma rapariga pertencente a uma facção skin mais moderada – o movimento SHARP, skinheads contra o preconceito racial.

A jovem foi pontapeada na cabeça em finais de 2005, tendo sofrido ferimentos graves. A PJ acredita igualmente que outros membros do SHARP (a mesma facção) poderiam ser alvos de atentados proximamente, tal como alguns membros o haviam revelado no site Forum Nacional.

Recorde-se, ainda, que as ameaças a políticos de esquerda também não era inéditas. Daniel Oliveira, ex-assessor do Bloco de Esquerda, já tinha apresentado queixa contra Mário Machado, um dos líderes do PNR, por insultos e ameaças de morte. O incidente terá acontecido à porta da Assembleia da República, após o ex-assessor ter escrito um texto no seu blogue em que comparava o dirigente de extrema-direita a um criminoso brasileiro.

Após a operação policial, as actividades daqueles grupos parecem ter esmorecido. A prisão preventiva de Mário Machado e as medidas de coacção impostas aos outros nove indivíduos diminuíram a organização da facção skinedes. Também a apreensão de dezenas de bastões, soqueiras e outros objectos usados nas agressões, podem ter contribuído para alguma desmobilização do grupo.

A PJ continua no entanto a vigilância, estando atenta à possibilidade das facções mais radicais da extra-direita se poderem rapidamente reorganizar e voltar a espalhar a violência.

VÁRIAS MORTES EM PORTUGAL

Os skins são responsáveis por várias mortes e agressões em Portugal. O primeiro acto de violência grave foi perpetrado em Outubro de 1989, quando um grupo de skinheads interrompeu uma festa do Partido Socialista Revolucionário, na sede da Rua da Palma, em Lisboa. José Carvalho, dirigente do partido, foi morto à facada, num acto de violência gratuita, e o agressor, Pedro Grilo, condenado a 11 anos de cadeia, continua a monte depois de ter fugido da cadeia.

Dois meses depois, no Porto, um outro grupo de cabeças rapadas atacou dois galegos, espancou e atou à linha do comboio o angolano Francisco Faustino.

A 10 de Junho de 1995, quando os skins comemoravam o ‘dia da raça’, a violência voltou às ruas de Lisboa. O cabo-verdiano Alcino Monteiro foi espancado até à morte, no Bairro Alto, por um grupo de indivíduos que procurava exactamente homens de raça negra. O julgamento sentou 17 indivíduos no banco dos réus, condenados a penas entre os 14 e 18 anos de prisão.

DROGA PODE FINANCIAR GRUPO

As escutas telefónicas a que os indivíduos foram sujeitos nos últimos meses permitiram também detectar as ligações do PNR e de algumas facções de skins ao tráfico de droga. Um dos arguidos no caso é Rui Veríssimo que está preso por ter sido apanhado com dois quilos de cocaína quando regressava de Cabo Verde. Veríssimo cumpre uma pena de quatro anos e meio e terá depois de responder no processo dos ‘cabeças rapadas’.

Este episódio e a falta de explicações sobre os meios de sobrevivência dos arguidos tem vindo a consolidar a tese de que o grupo estaria a financiar-se através do tráfico de droga. Alguns dos arguidos, em particular Mário Machado, têm alegado que trabalham como seguranças em alguns bares da noite lisboeta mas sem a correspondente apresentação de provas.

SAIBA MAIS

10 indivíduos com ligações à extrema-direita foram detidos pela PJ na última operação. Só um, Mário Machado, da Frente Nacional, ficou em prisão preventiva.

1250 indivíduos encontravam-se registados no fórum da Hammerskin, o grupo de skins que foi alvo da atenção das autoridades, dias antes da concentração nacional.

BUSCAS

A Polícia Judiciária fez buscas na sede do PNR mas não foi encontrado qualquer material proibido.

SKINHEAD

É o nome de uma subcultura com origens no Reino Unido, na década de 1960, ligada aos rude boys. Caracteriza-se pelo corte de cabelo muito curto ou rapado, um estilo particular de vestir, o culto da virilidade e da violência.

CLAQUES

A maioria dos indivíduos identificados pelas autoridades pertenciam a claques de futebol, designadamente uma das claques mais radicais do Sporting.


in Correio da Manhã 2007.06.02
Fotografia - Andre
Kosters / Lusa
Mário Machado é o único ‘Hammerskin’ em prisão preventiva por ordem do tribunal

Sem comentários: