A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quarta-feira, junho 27, 2007

A vida aventurosa de Joe Berardo em romance de cordel



VIDAS, revista semanal sabática do CORREIO DA MANHÃ
semana de 17 a 23 de Junho 2006 (dois mil e seis)
Colunáveis
a) com direito a capa com «mansão» em fundo: O HERDEIRO DE JOE BERARDO

Sabem quem é o Joe Berardo? Vidas informa que fez a fortuna «minerando» lá pela África do Sul nos anos 60 do anterior milénio, depois de andar a mondar erva. E porque escolheu a África do Sul, a do Apartheid na altura? Confessa: «Porque senti que era ali que podia fazer as coisas à minha maneira e desenvolver a minha ideia de trabalho.» Ideia tão «fecunda» que o colocou entre os dez mais ricos de Portugal, com uma fortuna avaliada em 527 milhões de euros.
E afirma o rebento do patriarca: «Ser filho de Joe Berardo é confortável. Permite-nos ter sonhos», acrescentando «Estou sempre a rir. O meu pai ensinou-nos a levar a vida com alegria». Deve ser por isso que o clã está a desenvolver um projecto muit’a lôco, bué d’ excêntrico, na Quinta dos Loridos: o maior jardim oriental da Europa, onde nos próximos meses chegarão mais de 2 500 toneladas de estátuas.
E como surgiu esta ideia fabulosa? Ora, duma conversa com “um amigo da família, [que] contou coisas fantásticas sobre o Oriente e onde encontrar esculturas em mármore e granito feitas à mão a preços excepcionais. Duas semanas depois, [o rebento e o patriarca estavam] na China a escolher peças”
Poças, ainda não sabem quem é o Joe? É aquele que adquiriu a Quinta da Bacalhoa, nos arredores de Setúbal, em Azeitão, e logo rebocou as paredes do palácio com cimento e arrancou vinha e arrasou terrenos, apesar da oposição do IPPAR ou lá que é; alguém sabe se o homem cumpriu as determinações e recolocou tudo como estava? Pois, é esse mesmo, o da colecção de arte moderna, que o Sócrates aceitou «armazenar» no Centro Cultural de Belém a troco de nada, salvo erro por dez anos e a expensas do pagode.
Sobre esta «colecção» muitos rios de tinta têm corrido, que a riqueza faz inveja, salvo seja! Na impossibilidade de adquirir o original da Mona Lisa, guardado no Louvre, Joe resolveu investir na «Arte Moderna», mais à mão de semear e mondar.
Mal comparado, faz-me lembrar a história daqueles agrários alentejanos que em Évora, nos anos 60 do século passado, adquiriam na Livraria Nazareth cem metros (sic) de livros para encher as prateleiras acabadinhas de comprar, todos mandados bem encadernar mas cortados pela mesma altura para não destoar.
4 páginas – 4 fotos do comendador [da Ordem do Infante D. Henrique], exibindo em duas a comenda, qual general soviético.
Ah mas todo eu estou orgulhoso, modestamente orgulhoso, orgulhoso à minha minúscula escala: ele também colecciona selos e postais. Uffa! Não se esqueçam e mandem-mos para um dia poder também «ocupar» o Centro Cultural de Belém! Prometo que no átrio figurará em placa de mármore de 1ª o nome dos mais generosos benfeitores
http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=205353&idselect=133&idCanal=133&p=22

b) Milionário dá festa de arromba

Mais modesto – só duas páginas – porque avesso a expor-se publicamente, mas também entre os dez mais ricos de Portugal está D. João Pereira Coutinho, doutra cepa, que deu uma festa de arromba com 500 convidados e 50 empregados (estes com fatos feitos de propósito para o evento), na Quinta de S. Gonçalo, ali para os lados de Oeiras. Porquê a festa: pelo 90º aniversário da senhora sua mãe, para lhe agradar. A senhora deve ser rija, mais rija que os vizinhos a quem D. João Pereira Coutinho ofereceu um fim-de-semana num hotel algarvio, para compensá-los da chinfrineira que durou até às 5 da matina. Ah, amigos amigos, simpatias à parte: «Nas várias entradas da propriedade, tinha um forte aparato de segurança.» Que a festa era apenas para a família e amigos mais chegados, como D. Isabel de Heredia e D. Duarte Pio, em foto de paparazzi.

c) Sou discreta, não gosto de me expor
Isabel Carmona Rodrigues, de branco talhada, primeira dama do «mayor» de Lisboa. Por ser avessa aos holofotes, ICR passa despercebida na maior parte dos eventos. Mas ela não se importa, pois a família é a sua prioridade. Daí só ter uma página, ao contrário de madame Capucho, primeira dama do mayor de Cascais, com 4 páginas e port folio familiar. Talvez por isso Cascais e não Lisboa aparece na edição on line de VIDAS. Tal como a inefável tia Cinha Jardim

E assim se fecha o ciclo: do Jardim da Madeira veio o Joe, com a Cinha Jardim se termina.

Victor Nogueira

3 comentários:

Lovely Toys disse...

Não leio a Vidas e nem conheço mas parece que é bem recheada de fantoches e marionetas deste país. O capitalismo está rapidamente a estender os seus tentáculos e a dominar o resto que falta para dominar. é o capitalismo pimba no seu melhor!

Victor Nogueira disse...

Olá, Magnolia :-)
Aprende.se mais a ler o Correio da Manhã, diário para as classes menos endinheiradas, do que na chamada «imprensa de referência», cheia de «fazedores de opinião».
Vi a tua visita, estavas na minha lista de blogs que valem a pena (alguns outros, poucos, estão lá para saber o que pensa ou diz o «outro lado») e deste modo retribuo a tua visita ao teu muito pessoalísssimo blog, mas nem por isso menos interessante. CARAS era a revista dominical do Correio da Manhã. Como o Berardo está na berra veneradora e obrigada, mesmo que «dirigente», fui repescar o artigo que comentaste, que com outro sublinhado é o retrato da gente «bem» desta parvónia dirigida por medíocres, sejam a maioria dos políticos, seja a esmagadora maioria dos «empresários, analfabrutos, qualquer que seja a «dimensão» da respectiva bolsa.
Um abraço e bom trabalho
Victor Nogueira

Tietie007 disse...

Very nice collection.