A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, junho 05, 2007


Sob a nudez forte da realidade, o manto diáfano da Fantasia


Localização - Largo Barão de Quintela - Lisboa

Autoria - Réplica do original de Teixeira Lopes, de 1903

Inauguração - 26 de Julho de 2001
Réplica em bronze da estátua original (em pedra) da autoria de Teixeira Lopes, inaugurada no mesmo local em 1903.

O original foi removido para o Museu da Cidade, em consequència dos repetidos actos de vandalismo que mutilaram a estátua.

O escultor inspirou-se na frase do escritor «Sob a nudez forte da verdade, o manto diáfano da fantasia», e representa o escritor segurando uma figura feminina, representando a alegoria da Verdade.


NOTA - consta que o Barão de Quintela, escandalizado com a mal disfarçada nudez da Verdade (uma mulher), mandou entaipar as janelas do seu Palácio que davam para o Largo, para impedir a visão daquela estátua moralmente ultrajante.

VN

1 comentário:

Anónimo disse...

Prezado Victor,

muito obrigado pelas "asas".
Não conheci nem a estátua nem A Relíquia ! (shame)
O substituto desta estatua no largo -acho conforme a sua descrição- deve tratar-se de uma cópia e não réplica, uma vez que o autor não é o mesmo.
Ralf