A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, agosto 14, 2007

Além Praia

Viagem inesquecível no comboio a vapor
.
* Rogério Chambel
.
Devagar,bem devagar, entre montes cobertos de vinhas e um rio serpenteante, fazemos uma viagem no tempo. Uma viagem que nos permite reviver o ambiente de finais do século XIX, princípios do século XX, num comboio puxado por uma locomotiva a vapor, e com carruagens em madeira, que nos leva da Régua ao Tua.
.
Atravessando a paisagem do Douro vinhateiro, o Comboio Histórico da CP oferece, até final de Outubro, e sempre aos sábados, a oportunidade única de reviver o transporte ferroviário do tempo dos nossos avós.
.
Às 14h46 em ponto, na gare de Peso de Régua, ouve-se o silvo da velha locomotiva Henschel e o comboio embala ao ritmo de “pouca terra, pouca terra”. Do lado direito, o Douro; à esquerda, os montes por onde se espraiam as vinhas. Às 15h22, chegamos ao Pinhão. Temos dez minutos antes de seguir viagem, mas é o tempo suficiente para ver a belíssima estação. Segue-se viagem até ao Tua, onde se chega, pontualmente, às 15h54. Aproveita-se a paragem para “esticar” as pernas e maravilharmo-nos com a paisagem deslumbrante do Douro. Uma hora depois é tempo de partir. Nova paragem no Pinhão e segue-se até à Régua. Um último silvo anuncia a chegada. São 18h03.
.
Durante o percurso um grupo de música e cantares regionais anima os passageiros. Os passageiros podem ainda provar iguarias regionais e um cálice de Vinho do Porto. Os bilhetes podem ser adquiridos nas estações de Santa Apolónia, Lisboa Oriente, Porto Campanhã, Porto São Bento e Régua. Os grupos (cinco ou mais pessoas) beneficiam de desconto.
.
OUTROS LOCAIS A VISITAR
.
MIRADOUROS E PALÁCIO
.
Nos vários miradouros tem uma vista fantástica sobre o Douro. No concelho vizinho de Vila Real impõe-se uma visita ao Palácio de Mateus.
.
COMO CHEGAR
.
Siga pela A1 até aos arredores de Coimbra e saia em direcção ao IP3. Siga nesta via até Viseu e esteja atento às indicações da A24, por onde deve seguir até Peso da Régua.
.
ONDE COMER
.
Bacalhau, cabrito, vitela, posta à mirandesa, arroz de troncha (couve) com enchidos, polvo grelhado.
.
in Correio da Manhã 2007.08.11

Sem comentários: