A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quarta-feira, agosto 01, 2007




Cineasta sueco
Morreu Ingmar Bergman
.
Morreu o cineasta e dramaturgo sueco Ingmar Bergman, aos 89 anos, na sua casa na ilha sueca de Faarö (Gotland), anunciou esta segunda-feira a filha, Eva Bergman, à agência noticiosa sueca TT.
.
Eva Bergman limitou-se a afirmar que o pai morreu "calma e docemente", sem precisar as causas exactas ou a data do óbito. O cineasta foi responsável por filmes tão marcantes como “Morangos Silvestres” e “Sétimo selo”.
.
Bergman nasceu a 14 de Julho de 1918 e foi na Faculdade de Estocolmo que ganhou o gosto pelo teatro e pelo cinema.
.
O dramaturgo estreou a primeira peça em 1941, tendo escrito o primeiro argumento três anos depois e estreado a primeira película em 1945.
.
O dramaturgo e cineasta recebeu três nomeações da Academia de Hollywood, duas nomeações para o Óscar de melhor realizador e uma para o de melhor filme.
.
in Correio da Manhã on line 2007.07.30
.
.
Um dos filmes da minha vida (VN)
.
O Sétimo Selo é presente divino para cinéfilos
.
O Sétimo Selo revela uma alegoria em preto e branco sobre a busca infinita pelo sentido em um mundo caótico: o mundo do século XIII, devastado pela Peste Negra.
.
Antonius Block (Max Von Sydow) retorna das Cruzadas e encontra sua vila destruída pela doença. A Morte aparece para levá-lo, mas Block se recusa a morrer sem ter entendido o sentido da vida. Propõe então um jogo de xadrez, em uma tentativa de burlar a única certeza que o habita.
.
Apesar de perder o jogo de xadrez, a Morte continua a perseguí-lo enquanto viaja pela Suécia medieval. Block descobre os aspectos mais repugnantes do fervor religioso: a tortura, a caça às bruxas, o espectro da Morte alimentando-se da fraqueza humana.
.
A Sagrada Família
.
Block toma quatro pessoas sob sua proteção: o ateu Squire Jons, os jovens Mia e Jof e seu bebê. Alguns críticos associam os nomes e a presença quase imune à morte do casal à Sagrada Família.
.
O filme reestrou no Natal de 97, uma estréia um tanto herética pelo teor "profano", mas terrivelmente íntegro na investigação da fé. O fundamentalismo assassino de hoje é a celebração nefasta do mundo evocado em O Sétimo Selo.
.
Nas palavras do próprio Bergman sobre o filme, " a idéia de um Deus Cristão tem algo de destrutivo e terrivelmente perigoso. Ele faz emergir um sentimento de risco iminente, e por consequência, traz à luz forças obscuras e destrutivas".
.
-->
.
Nas fotos - A Morte joga xadrez com o cavaleiro Antonius em cena antológica.
.
O SÉTIMO SELO
.
Título Original: The Seventh Seal - País de Origem: Suécia - Ano: 1957 - Duração: 96min - Diretor: Ingmar Bergman. - Elenco: Max von Sydow, Gunnar Bornstrand, Bengt Ekerot e Bibi Andersson.
.

Sem comentários: