A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, agosto 16, 2007

O negócio das «privadas» (15)

.
Dinensino admite extinguir três pólos
Moderna pode ficar numa só cidade
.
* Lusa
.
Universidade Moderna (UM) admite extinguir os pólos de Lisboa, Beja e Setúbal e formar um único estabelecimento de ensino, medida que está a ser ponderada no âmbito do plano de recuperação financeira da instituição.
.
Segundo o secretário-geral da universidade, Vítor Silveira, as universidades privadas foram “espartilhadas e partidas” pelo Governo, nomeadamente devido a uma legislação que obriga cada pólo de uma mesma instituição a ter um corpo docente e uma estrutura científica e pedagógica autónomas, o que diz ser “difícil” e representar um acréscimo de custos. Nesse sentido, a Dinensino, empresa instituidora da Moderna, pondera uma medida de “integração interna”, admitindo “extinguir todos os pólos e formar um novo”.
.
Além desta medida, a viabilidade da instituição deverá passar pela criação de parcerias ou até fusão com outras universidades privadas.
.
A Moderna enfrenta uma grave crise financeira, tendo apresentado em 2006 um resultado operacional de 2,3 milhões de euros negativos, com dívidas ao Estado, a credores e a professores e ex-professores.
.
O Ministério do Ensino Superior abriu uma investigação para determinar se a instituição mantém os pressupostos de reconhecimento de interesse público, requisito indispensável para poder continuar a funcionar.
.
Universidade Moderna tem 1400 estudantes
.
in Correio da Manhã 2007.08.15
.
Nota - Primeiro foram-se dividindo e subdividindo ao sabor das quesílias, originado várias universidades privadas. Depois espalharam-se pelo País criando Polos Universitários como cogumelos depois da chuva, para oferecer diversificados cursos da treta, de lápis e papel, sem saída profissional, com investimento mínimo, incluindo professores de qualidade, e saque máximo dos alunos que não podiam entrar nas Universidades Públicas, sem conhecimento de que nelas se fizesse investigação ou saíssem estudos. Secada a mama, face à diminuição de lucros, ou são fechadas compulsivamente, ou «concentram-se, atendendo ao princípio das economias de escala. O capitalismo na sua melhor forma ! Como salvo erro dizia D. Sebastião, «É fartar, vilanagem!»
.
Victor Nogueira
,
Ensino privado
.
.
A notícia já tem uns dias, mas escândalo nem vê-lo. Parece então ser normal que num país onde se fecham dezenas de escolas primárias e se planeia fundir secundárias, também se tenham que pagar milhões ao ensino privado para receber alunos, que afinal tinham lugares de sobra no público. Tudo normal pois então.
.
in http://renaseveados.blogspot.com/2007/07/fartar-vilanagem.html
.
Terça-feira, Julho 24, 2007
.
Notícia do Jornal de Notícias 2007.07.21 (Nelson Morais)
.
Ahhhhhhhhhhh!!!
.
Aquela notícia não mereceu quaisquer comentários que tivessem sido publicados no CM on line (VN)

Sem comentários: