A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, agosto 30, 2007

'Festa do Avante!' destaca os 90 anos da Revolução Russa


***

.
Tudo pronto para a 31ª edição da ''Festa do Avante!'' - o tradicional evento promovido, anualmente, pelo órgão oficial do Partido Comunista Português (PCP) e maior iniciativa político-cultural de massas no país europeu. Em 2007, a programação se estenderá por três dias - 7, 8 e 9 de setembro.
.
Cartaz da festa: 3 dias de programação
.
A Festa do Avante envolve organizações regionais do PCP, que trarão uma pequena mostra de Portugal nas áreas de artesanato, folclore e gastronomia. O Vermelho participará dos festejos e estará representado por Altamiro Borges, secretário de Comunicação do PCdoB e colunista do site. O estande terá comes e bebes tipicamente brasileiros. Serão distribuídos, ainda, cem mil panfletos do ''portal do galo'', com destaque para o lema ''Nem toda a mídia é marrom''.
.
No Pavilhão Central, Arte e Revolução na Revolução de Outubro é o tema de uma das exposições. Às vésperas do 90º aniversário do grande levante bolchevique liderado por Lênin, a mostra documental trará imagens e textos sobre a importância do processo revolucionário na Rússia para as artes plásticas, a arquitetura, a fotografia e o cinema, fazendo um enquadramento histórico e artístico.

Segundo o jornal Avante!, pretende-se traçar um panorama das vanguardas artísticas no período imediatamente anterior à revolução e da sua integração no movimento revolucionário no decurso da década seguinte. Também estará em evidência a obra do novo poder soviético no plano da educação e da cultura, além da impressionante dinâmica artística e a criatividade do período pós-revolucionário.

Os visitantes da festa poderão encontrar obras de artistas como Leonidov, Melnikov, os irmãos Vesnine, Kroutikov, Malevitch, Tatlin, Larionov, Gontcharova, El Lissitsky, Rodchenko. O artista plástico Eduardo Neves foi convidado para preparar cinco painéis alusivos ao tema.

Bienal

Já a 15ª Bienal de Artes Plásticas tem como tema Voa Mais Alto, ressaltando a produção poética em Portugal. Neste ano, a programação se estenderá de 7 a 9 de setembro. O ponto de partida das obras foi um excerto de um poema de Luís Veiga Leitão: ''Que nos cubram de ameaças e de espanto / Que nos cortem as asas mas o canto / voa mais alto do que as penas''.

Como explica Isaura Lobo, membro da Comissão da Festa, ''a idéia de a bienal ter um tema surgiu há dois anos, na última edição, lançando um desafio para os artistas criarem obras especificamente para este certame e dando unidade ao conjunto dos trabalhos apresentados''. A produção recebeu 190 obras de cerca de 100 concorrentes, tendo sido apuradas 42. A estas, somam-se trabalhos de 40 artistas convidados.

No total estarão expostos 120 trabalhos, e todas as obras estão à venda. Do valor cobrado, 30% reverte para a organização e o restante fica para o autor. Segundo Isaura, ''mantém-se o hábito de algumas pessoas irem à bienal investir em arte.''

Trabalhos de escultura, pintura, desenho e fotografia estarão patentes nos três dias da festa. ''Neste ano, o júri teve uma preocupação mais rigorosa na seleção, olhando para as obras como um todo, sem esquecer naturalmente a individualidade de cada proposta. As obras que serão expostas têm bastante qualidade'', garante Isaura Lobo.

Da Redação, com informações do Avante!

in Vermelho 20 DE AGOSTO DE 2007

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns camarada!