A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

domingo, agosto 12, 2007

O Ultimato Britânico ou Neo-Colonialismo rançoso?


* José Maria Martins
.
Devo dizer que concordo que a Polícia Britânica ajude a PJ nas investigações.
.
É forçoso realçar o empenho do Governo Britânico na ajuda aos pais da menina Madie. Fez o que um Estado deve fazer. Ajudar e proteger os seus.
Devo dizer que tenho dificuldades em aceitar é que os pais da Madie não sejam interrogados a altas horas da noite como a PJ fez com a mãe da Joana!
.
Segundo dizia a imprensa, a mãe da Joana era levada para a PJ e ali ficava até altas horas da madrugada.
.
Dias e dias. Sem advogado, que creio nem era notificado para os interrogatórios!
.
Porque é que a PJ não faz o mesmo com o Murat e com os pais da Madie? E com o grupo de amigos?
.
Porque são britânicos e o Governo de Sua Magestade e a Imprensa do Reino Unido denunciariam a situação?
.
A Ordem dos Advogados que no caso Casa Pia fazia uma marcação cerrada ao Mº Pº e ao Juiz Rui Teixeira , no caso Madie não diz nada?
.
E no caso da mãe da Joana a Ordem dos Advogados também nada fez, nada disse!
.
A mãe da Joana não tinha amigos no Poder, não podia dar lucro em empresas públicas, é uma desgraçada.Não aceito é que os pais da Madie ponham as coisas nestes termos: "Se a PJ entende que somos suspeitos, está a fazer mau trabalho", como terão dito hoje!
.
E muito menos aceito que em território nacional a Polícia Britânica faça investigação, tutelando a PJ portuguesa.
.
Claro que o Governo Português não pode dizer mais nada que não seja que a colaboração é muito bem vinda!!!~
.
Mas é óbvio que foi imposta. Para qualquer observador nada mais foi que um "ultimatum", a lembrar o do Século XIX, quanto à partilha de África.
.
Qual foi o outro caso em que a polícia de um outro país veio a Portugal investigar factos criminosos praticados em Portugal por estrangeiros? A questão dos cães está, para mim, mal contada.
.
É no círculo de amigos, nas pessoas das relações dos pais da menina e nestes que a investigação deve centrar-se, com vigor ,até ser descartada qualquer responsabilidade. Foram eles que viram a menina pela última vez. Sem descurar todas as outras vertentes.
.
Não quero dizer que penso - nem tenho qualquer elemento concreto para tanto - que os pais da menina a mataram , a venderam, a seviciaram.
.
Mas a investigação tem de começar por aquele núcleo. Os pais da menina devem entender que é assim em qualquer país do Mundo.
.
Pelo menos os pais foram imprevidentes. O resto vamos a ver. Mas o que as polícias portuguesas devem aprender com este caso é que há práticas que não podem ser seguidas quando estão em causa pessoas estrangeiras com poder social e, como é o caso, com apoio político muito elevado. E que não devem ser seguidas quando são portugueses ou estrangeiros pobres e sem cobertura política ou mediática estrangeira.
.
Resta-me acreditar que a PJ vai descobrir o que se passou.
.
in http://josemariamartins.blogspot.com/ Sexta-feira, Agosto 10, 2007

2 comentários:

Anónimo disse...

olá josé! eu concordo em tudo o k escreves e as dúvidas são muitas , mas também estou desejando k consigam saber algo da criança. esta história como tanyas outras tá muito mal contada e até k se saiba alguma coisa , alguma pista é uma eternidade. mas como é k ninguém viu entrar alguem em casa , a levar a criança, agora dizem k á sangue e se for da pequenina ,ninguem a ouviu chorar? e a pobre da joana k ´mãe é essa eu não entendo, eu acho k deus dá filhos a kem nem merecia nascer. só eu k tanto keria um bebé e amor , carinho,comida nada lhe faltaria tive a morrer com 5 minutos de vida onde cheguei ao hospital com 8oo mml de sangue e a trompa arrebentada . perdi meu bebé com 4 meses de gravidez e esses pais k andam por aí fazem tortura com os filhos,matam as crianças eu nem tenho palavras para tanto horror k se vê todo o dia na tv.
se kiseres vai ver o meu blog k para desaliviar destes males todos k ouvimos por aí tem um poema mais doce . espero k gostes.
bjo
carla granja

redonda disse...

O desparecimento da Joana, como agora o da Madie, deixam-se me triste. Que mundo este, em que coisas assim sucedem. Espero que a encontrem viva e que possa voltar para os pais e irmãos.