A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quarta-feira, agosto 22, 2007

Desemprego: Jovens entre os 24 e os 34 anos atingidos - 520 mil sem trabalho


.

* Miguel Alexandre Ganhão
.
A taxa de desemprego no segundo trimestre do ano atingiu os 7,9 por cento. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), mais de 440 mil pessoas estão sem emprego. São mais 40 mil de-sempregados do que no mesmo período do ano passado. Este crescimento é justificado pelo INE com a queda geral da população empregada (menos 26 200 indivíduos), a diminuição do emprego nos homens (menos 14 900 pessoas) e a perda de emprego sofrida pelos indivíduos com menos de 35 anos (caíram no desemprego 58 mil pessoas).
.
O fenómeno do desemprego está a atacar particularmente os jovens entre os 25 e os 34 anos. Nos meses de Abril, Maio e Junho, 17 200 indivíduos ficaram sem emprego, o que dá uma média de 191 desempregados por dia. Mas aos 440 desempregados registados pelo INE é preciso somar mais 80 mil indivíduos que já desistiram de procurar emprego (inactivos desencorajados) e aqueles que, estando dispostos e em condições de trabalhar, nada fizeram para encontrar trabalho (inactivos disponíveis). Ao todo são 520 mil pessoas que estão sem emprego.
.
Se analisarmos a evolução do desemprego durante o corrente ano, verificamos uma melhoria de 0,5 por cento. A diminuição trimestral da população desempregada ocorreu essencialmente nos seguintes grupos: homens, jovens (15 a 24 anos), indivíduos com escolaridade completa correspondente, no máximo, ao 3.º ciclo do ensino básico e indivíduos à procura de novo emprego.
.
FRACO CRESCIMENTO ECONÓMICO
.
A CGTP defendeu ontem que o agravamento do desemprego não pode ser desligado do fraco crescimento económico, agravado pelas “políticas económicas desastrosas conduzidas pelo Governo PS”. “Estancar o desemprego e fazer crescer o emprego só será possível se houver inversão das políticas económicas que originam esta preocupante realidade”, refere a CGTP em comunicado, acrescentando que “os tão prometidos 150 mil postos de trabalho são cada vez mais uma miragem”. A CGTP salienta que os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) ontem divulgados revelam que houve um agravamento da taxa de desemprego de 0,6 pontos percentuais face ao trimestre homólogo. A quebra do emprego verificou-se em todos os sectores de actividade, com destaque para a Administração Pública (menos 10,5 por cento – menos 38 mil empregos) e os transportes e comunicações (menos 6 por cento).
.
SUBIDAS EM TODAS AS REGIÕES
.
Face ao trimestre homólogo, assistiu-se a um acréscimo na taxa de desemprego em todas as regiões, com excepção do Centro e do Alentejo. Quando comparado com o trimestre anterior, a taxa de desemprego diminuiu em todas as regiões com excepção de Lisboa, onde aumentou 0,2 pontos percentuais, e do Algarve, onde se manteve ao mesmo nível (6,9 por cento). Por seu lado, a taxa de emprego (15 e mais anos) situou-se em 57,5 por cento no segundo trimestre do ano, mais 0,2 pontos percentuais que no trimestre anterior e menos 0,5 pontos percentuais que no trimestre homólogo. O vice-presidente da bancada do PSD, Miguel Frasquilho, atribuiu a “motivos sazonais” a queda de 0,5 pontos percentuais da taxa de desemprego no trimestre face aos primeiros três meses de 2007.
.
“Os dados do Instituto Nacional de Estatística fazem a comparação com o primeiro trimestre e os números parecem ser positivos, mas o que primeiro motivou a queda de 0,5 por cento foram motivos de sazonalidade”, disse Miguel Frasquilho em declarações à Lusa.
.
QUEM TRABALHA
.
- 5,1 milhões de portugueses estão empregados, 2,7 milhões são do sexo masculino e 2,3 milhões do sexo feminino.
- 589 mil portugueses trabalham na agricultura, na produção animal ou na silvicultura. Mais 288 mil trabalham na pesca.
- 32 mil indivíduos são classificados pelo INE como inactivos desencorajados, pessoas que já desistiram de procurar emprego.3,3 milhões de portugueses são inactivos. Dentro destes estão contabilizados os estudantes, as domésticas e os reformados.1,1 milhões de portugueses declararam ser trabalhadores por conta própria, numa subida de 1,1% face ao primeiro trimestre.
- 62,4 por cento foi a taxa de actividade registada pela população em idade activa (+15 anos).
- 64,8 por cento foi a taxa de emprego dos homens registada no segundo semestre.
.
SAIBA MAIS
.
- 11 600 pessoas deixaram o sector dos serviços. Muitos vieram da Administração Pública e de outros sectores do Estado como a Defesa e a Segurança Social.
- 31 000 indivíduos engrossaram o número dos desempregados que estão à procura de novo emprego. A maioria deles vieram dos serviços.
.
DESEMPREGADO
.
É aquele que tem mais de 15 anos, está disponível para trabalhar e efectuou diligências no sentido de encontrar emprego.
.
MAIS HORAS
.
São considerados empregados os indivíduos que trabalham apenas a tempo parcial, mesmo que trabalhem apenas poucas horas por mês.
.
DESENCORAJADOS
.
São todos os indivíduos que querem trabalhar mas que, por razões do próprio mercado, não conseguem arranjar trabalho.
.
RETRATO DO DESEMPREGO EM PORTUGAL
.
NORTE Desemprego: 9,4% População inactiva: 1168 mil População empregada: 1971 mil CENTRO Desemprego: 4,9% População inactiva: 683 mil População empregada: 1295 mil LISBOA Desemprego: 9% População inactiva: 928 mil População empregada: 1299 mil ALENTEJO Desemprego: 8,8% População inactiva: 285 mil População empregada: 342 mil ALGARVE Desemprego: 6,9% População inactiva: 140 mil População empregada: 202 mil
.
Fonte: Instituto Nacional de Estatística
.
in Correio da Manhã 2007.08.18
.
.
NOTA (VN)
.
Vejam acima os conceitos de empregado, desempregado e de desencorajado. Depois tenham em conta a opinião dum leitor que assinalo a negrito.

» Comentários no CM on line
Domingo, 19 Agosto
.
- Fernando Ferreira - Leiria Este governo e os que o antecederam, vão aumentando os impostos e fazendo apertar o cinto, aos mesmos do costume, dizendo que é para termos um futuro melhor. E então não é que ainda há papalvos que acreditam!!!!
- vitor m. Para quem não sabe.....quem está inscrito na segurança social como desempregado...é chamado de tempos em tempos para "ver" como esta a situação. E muita gente com o passar do tempo deixa de ir ao centro de emprego após algumas chamadas. Depois é riscado da lista ou seja é como se estivesse a trabalhar. Assim o desemprego desce..mas a pessoa não tem trabalho. É fácil e barato e dá milhões...

Sabado, 18 Agosto
.
- Portugal É tudo uma questão de vontade de trabalhar á vinte anos tambem nao consegui arranjar trabalho nao tive problema criei o meu proprio trabalho com muito sacrificio e empenho é necessario é ter vontade de trabalhar.
- carlos Então os inteligentes do governo dizem que não há desemprego, enfim, já que não lhes falta nada a eles, o resto não são seres humanos, eu dizia uma boa asneira, mas tenho vergonha, não roubem mais, que é para eles que vivem à custa do zé povo,e mais não digo.
- Joao P. O problema é que a malta que tira cursos superiores nunca trabalhou na vida e lá por terem os conhecimentos teoricos quer logo começar por cima e ser o rei. Não é assim, comecem a estudar e a trabalhar em vez de irem para as farras que constroem um CV muito mais interessante aos olhos de um empregador. Tenho 26 anos e nao sou licenciado e nunca me faltou trabalho, sem cunhas, nem favores.
- Paulo Silva Em Portugal quem não tem cunhas nem padrinhos, até pode ser licenciado que não arranja emprego. Eu próprio sou licenciado e arranjei emprego à custa de uma "cunha". È a lei da vida.
- Operador Não se preocupem ! Daqui a cerca de um ano ( percebem ? ) estão mais de 150.000 desses com emprego garantido......
- melanie lopes Portugal no seu melhor, neste caso no seu PIOR. Periférico,pobre, sem recursos, e com os ricos a crescerem cada dia que passa e os pobres (aos milhões) a ficarem + pobres.POBRE POVO, QUE FIZERAM DE TI. Um dia isto tem de aquecer, a valer! Não queremos outro Brasil, em Portugal.St Ant Charneca
- Vitor Sergio Títulos para todos os gostos. A maioria dos "media" refere em título que o desemprego está a diminuir. Correio da Manhã acentua subida. Mas o desemprego, pelos dados do INE, está a DESCER. Subiu em relação ao ano transacto. Mas agora está a descer em relação ao 1º trimestre. E este facto é que é de sublinhar porque é o presente e não o passado.
- Joao P. Nessa idade só não trabalha quem não quer.

Sem comentários: