A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, agosto 07, 2007

Dia a dia - Médicos importados
.
* Armando Esteves Pereira,
Director-Adjunto
.
Em Portugal é preciso ser-se quase um génio no ensino Secundário para se entrar numa faculdade de medicina ou então ter dinheiro para ir para Espanha ou para a República Checa tirar o curso.
.
Simultaneamente há uma falta de médicos e há centenas de profissionais de Espanha, Cuba, ou de países africanos e de muitas outras paragens, que são acolhidos em Portugal. A estimativa do Ministério da Saúde é de agravamento da situação em 2012/20013, quando um grande número de clínicos passar à reforma. E agora a nova rede de Urgências do Governo vai importar cem médicos do Uruguai.
.
Era fácil prever há 20 anos que Portugal iria enfrentar problemas com a falta de médicos, mas em vez de alargar as entradas nas universidades os sucessivos governos fizeram a vontade à Ordem e defenderam os interesses corporativos, evitando a multiplicação da concorrência aos clínicos instalados. Em consequência, milhares de jovens e aplicados alunos com boas notas ficaram sem hipóteses de concretizar o seu sonho profissional.
.
(...)
.
in Correio da Manhã 2007.08.06

Sem comentários: