A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quarta-feira, agosto 22, 2007

Electrodomésticos: Campanha


.
Poucos entregam lixo eléctrico
.
* João Saramago
.

Os portugueses não estão a entregar os aparelhos eléctricos em fim de vida nos centros de recolha. Situação na origem de uma campanha publicitária, a lançar amanhã, dirigida ao consumidor, elaborada pela empresa Amb3E. A ideia é consciencializar o público de um simples facto: é proibido abandonar este tipo de aparelhos na rua.
.
Segundo Vítor Sousa Uva, assessor da Direcção da Amb3E, a empresa terá de recolher, até final do ano, 30 mil toneladas de aparelhos, de modo a Portugal cumprir os objectivos da directiva de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos.
.
Portugal produz, por ano, cerca de 150 mil toneladas do chamado lixo eléctrico, que vai deste frigoríficos a lâmpadas. Feitas as contas, cada português é responsável por 14 quilos deste lixo por ano. A União Europeia obriga à recolha de, pelo menos, 40 mil toneladas, tendo de ser reciclada 75% dessa quantia.
.
A campanha visa sensibilizar a população para o facto de os comerciantes estarem obrigados a recolher o antigo electrodoméstico, quando lhe compram um novo. Para suportar esse esforço, os consumidores pagam a taxa ecovalor, que vai de alguns cêntimos, no preço de uma lâmpada, a 40 euros, num balcão frigorífico.
.
Para se desfazer de um aparelho, o consumidor tem de se dirigir aos centros de recolha. Deixar electrodomésticos na rua conduz ao pagamento de uma multa de 250 a 3700 euros no caso de particulares.
.
in Correio da Manhã 2007.08.19
.
Foto Pedro Catarino (Lixo eléctrico na rua leva ao pagamento de multa)
.
» Comentários no CM on line
Domingo, 19 Agosto
.
- Teresa Almeida-Coimbra Há cerca de três anos, substitui o frigorífico; quando os transportadores levaram o velho, perguntamos o que lhe faziam.Resposta pronta:vai já prá primeira ravina por onde passarmos...Vou pedindo a remoção de monos, é mais ecológico (creio que ainda é grátis)
- Romeu Gamelas Sim, e para quando informação nesse sentido? Quando me quis desfazer de um microondas tive que correr a cidade toda para encontrar onde funcionava o centro de recolha. Porque não criar uma linha verde para recolha, um centro de coordenação tipo o do INEM que processe a nível nacional?
- Sr. Dr. É melhor começarem por sensibilizar a esmagadora maioria dos comerciantes de que são "obrigados a recolher o antigo electrodoméstico" no momento em que entregam (os que entregam!) o novo em casa do cliente! E os centros de recolha (onde e qdo. existem) que têm de ter horários diferentes do normal 9-12,30-14-17,30. Ninguém vai perder 1 dia de trabalho para entregar a máq. velha. Senão, rua c/ ela!
- ferreira Os vendedores dos novos electrodomésticos não recebem dinheiro dos compradores, para pagar uma taxa para a remoção do velho electrodoméstico? E já agora, onde é que se colocam os lixos e resíduos tóxicos, nomeadamente restos de tintas, medicamentos, telemóveis em desuso, etc?
- TEresa Almeida-Coimbra Na zona de Coimbra onde eu moro, se as multas fossem aplicadas, era um maná!!!Se as pessoas não se dão ao trabalho de separar o outro lixo e levá-lo para os ecopontos...às vezes, "andam" electrodomésticos semanas a apodrecer na via pública. Nunca soube de multas aplicadas a quem quer que seja!

Sem comentários: