A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, agosto 02, 2007


O negócio das «privadas» (12)
.
Em mais de metade dos casos
Cursos de Arquitectura não reconhecidos.
.
A Ordem dos Arquitectos (OA) alertou para o facto de mais de metade dos cursos desta especialidade existentes em Portugal não serem reconhecidos pela União Europeia.
.
De acordo com João Afonso, da OA, isso acontece com 15 dos 25 cursos oferecidos no nosso país, que não estão inscritos na directiva 2005/36, da Comissão Europeia.
.
Assim sendo, as licenciaturas não inscritas na directiva europeia não são reconhecidas nos restantes países da União Europeia, o que impede os jovens arquitectos de poderem trabalhar no estrangeiro. As dez licenciaturas que permitem exercer na UE são ministradas nas Faculdades de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa e do Porto, Escola Superior Artística do Porto, Faculdades de Arquitectura da Universidade Lusíada do Porto, Lisboa e Vila Nova de Famalicão, Escola Superior Gallaecia, Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, Universidade Lusófona e Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
.
in Correio da Manhã 2007.08.02
.
Arquitectos - Novo sistema de admissão em Outubro
Ordem avalia aptidão
.
A Ordem dos Arquitectos (OA) quer implementar o novo sistema de admissão à Ordem em Outubro. A bastonária, Helena Roseta, apresentou ontem o modelo, que vai ser submetido a discussão.
.
* Edgar Nascimento
.
A OA vai deixar de avaliar os cursos de Arquitectura – será o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) a fazê-lo – e os candidatos a arquitecto terão de realizar um estágio de doze meses, que contará com duas vertentes: a prática profissional (trabalho realizado no ateliê ou organismo onde estagia) e a formação complementar.
.
“Só exigimos um diploma de um seminário ou curso de especialização, que aborde áreas como os mecanismos legais, contratos, gestão de obras e ateliês, leis de ordenamento do território, conhecimentos que são obrigatórios para exercer a profissão”, explicou Helena Roseta.
.
A avaliação final constará de duas provas: uma sobre deontologia e outra sobre o projecto. A OA, referiu Helena Roseta, defende a obrigatoriedade de todos os cursos homologados obedecerem à directiva comunitária aplicável e a obrigatoriedade da formação complementar durante o estágio. “Queremos maior responsabilização dos arquitectos”. Este ano ainda só foram realizadas 16 provas de admissão à OA: seis candidatos reprovaram.
.
Em 2005 foram abertas 2131 vagas nos 22 cursos de Arquitectura. Com o Processo de Bolonha, os cursos terão ciclo integrado, sendo que para exercer a profissão os candidatos terão de ter o mestrado (cinco anos). Actualmente há 13371 arquitectos inscritos na OA.
.
CONHECER 100 ANOS DE ARQUITECTURA
.
São cerca de 6200 imóveis de 304 concelhos, todos construídos no século XX. A Ordem dos Arquitectos (OA) percorreu durante dois anos e meio o país de lés a lés para fazer um levantamento da arquitectura portuguesa do último século. Os resultados do projecto Inquérito à Arquitectura Portuguesa do Século XX (IAPXX) já podem ser consultados em www.arquitectos.pt .
.
“É uma base de dados pública e histórica, que vai poder receber opiniões e correcções das pessoas, que muitas vezes conhecem bem os edifícios”, explica Helena Roseta, bastonária da OA. .
Cerca de 2000 imóveis são utilizados para habitação e outros dois mil são equipamentos – escolas, tribunais, estações de correios. Também estão disponíveis as coordenadas GPS de cada imóvel. “É muito bom para estudantes e os municípios, mas também é pedagógico”, refere a bastonária. O projecto referenciou obras de mais de um milhar de autores. O livro estará disponível no dia 8.
.
in Correio da Manhã 2006.05.04
.

» Comentários no CM on line
Quinta-feira, 4 Maio
.
- jose domingos chama-se a isto "cooperativas"
- J.R.Gonçalves Se, actualmente, os arquitectos já sofrem uma concorrência desleal no mercado da arquitectura (só fazem 20% dos projectos), com o Governo a avaliar a admissão a esse mercado, o melhor é arranjarem outra profissão.
- José Gonzalo Mais de 80% dos projectos de arquitectura, sujeitos a licenciamento, não são feitos por arquitectos. Então, se neste País das bananas qualquer pessoa faz arquitectura, por que motivo se pretende dificultar o acesso dos verdadeiros arquitectos à sua profissão????
- Marcos Qual a credibilidade e o poder desta Ordem dos Arquitectos? Ordem para quê? Para pagar 300 euros de estágio? Para pagar 300 euros de cotas anuais? O k dão em troca aos arquitectos?Estágios = mão de obra barata por este país fora. Trabalho precário. Ser arquitecto em Portugal, significa ser precário.Acabem com as (des)Ordens. Acabem com este pseudo-poder
- Mari Silva Eram 16 e chumbaram 6 o que quer dizer que também a Ordem dos Arq. começou a utilizar o costume da O. dos Advogados. Chumbar é a finalidade para não haver muita concorrência para os cavalões já instalados na praça.

Sem comentários: