A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, agosto 02, 2007


Perigo nos hospitais
Materiais clínicos reutilizados para poupar (#)
.
Alguns dos principais hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) reutilizaram material clínico descartável, como tesouras, luvas, pinças e máscaras, para reduzir custos, uma prática que viola as normas internacionais de higiene e segurança hospitalar.
.
A revelação é feita na edição desta semana da revista ‘Sábado’, que cita um relatório da Inspecção Geral de Saúde (IGS), que investigou todas as unidades do SNS, alertando para o facto de poder estar a ser posta em risco a saúde dos doentes.
.
Em declarações à rádio TSF, o ministro da Saúde, Correia de Campos, garantiu que esta prática foi já posta de lado há vários meses, a partir do momento em que a tutela teve conhecimento destes casos. De acordo com a IGS, isso aconteceu a partir de Agosto de 2006. Entre as unidades do SNS que recorreram à reutilização de materiais clínicos, estão o Hospital de São Teotónio, em Viseu, o Hospital Central de Coimbra, o Centro Hospitalar de Leiria e os hospitais de Santo Tirso e da Figueira da Foz
.
in Correio da Manhã 2007.08.02
.
Foto de Maria Vitorino
.
(#) Pergunta inocente mas importante:
.
Sem pôr em causa a gravidade da situação, talvez resultante dos cortes orçamentais ao SNS no sentido da sua degradação e desacreditação, práticas idênticas não são utilizadas no sector privado, aqui para maximizar o lucro do «negócio»? Haverá inspecções para isso? Ou não será conveniente realizá-las e/ou divulgar os resultados?
.
Victor Nogueira
.

» Comentários no CM on line
Quinta-feira, 2 Agosto
.
- Romeu Gamelas Quando esgotarmos os recursos deste planeta (e acreditem que não falta muito) pode ser que alguns pseudo-primeiro mundistas mudem de opinião... Descartável = Erro e deve ser banido, só serve interesses económicos imediatos mas é um caminho para um rápido esgotamento de recursos, a solução é o reutilizável. Reciclagem é apenas um penso para evitar o mal maior, mas não é a solução.
- Fred Claro que viola as normas internacionais de higiene e segurança hospitalar, mas desde quando é que estas se aplicam em Portugal? Num estado de direito o Sr. Correia de Campos corria sérios riscos de se sentar no banco dos réus, acusado de homicídos por negligência.
- Ines Devem ter esquecido o de T. Vedras, é que consta que vai entrar para o Guiness, entram 10 morrem 11... Isto é tudo uma vergonha, andam todos doentes da cabeça só pode para fazerem coisas destas!!!
- Telma A próxima vez que ficar doente, que seja necessário levar pontos ou ser operada, acho que vou ao sapateiro da minha rua. Além de ter o estabelecimento sempre muito limpinho, é simpático, é barato e pelos vistos é quase o mesmo que ir ao hospital e se correr mal é mais facil de processa-lo.
- MIGUEL TEIXEIRA ESTA NOTÍCIA É UMA VERGONHA NACIONAL. FAZ-ME ACREDITAR QUE ESTAMOS NO NORTE DE ÁFRICA. É DEPLORÁVEL BRINCAR-SE COM A SAÚDE DE SERES HUMANOS PARA POUPAR OS MILHÕES QUE SÃO GASTOS COM OS BENEFÍCIOS DOS SENHORES ADMINISTRADORES PÚBLICOS E PRIVADOS. CADA VEZ MAIS ME CONVENÇO QUE NÃO VIVEMOS NUM ESTADO DE BEM, QUE NÃO ZELA PELA INTEGRIDADE DO SEU CIDADÃO. NEM EM ÁFRICA. QUE VERGONHA SER PORTUGÊS.
- valter cabrita Os Hospitais passaram a ser geridos como empresas e como tal têm que dar lucros... à custa dos doentes. Somos um País do 3º Mundo.
- Carlos Pinto Se as instruções para esta poupança são do "brilhante" ministo da Saúde,ou será da doença, felicito-o pela inovação. Já agora podiam ser complementadas com uma fábrica de recauchutagem de preservativos a distribuir mediante o pagamento,óbviamente, duma taxa moderadora nas consultas de planeamento familiar. Que grande ajuda para o defice do ministério!!!
- Perdoai-lhes Senhor Pois Não Sabem o Que Fazem!. Só há 1 diferença entre Portugal e a Líbia. A Líbia tem pena de morte, Portugal dá 1 sapatada na mão e protegem-se uns aos outros. Isto faz parte de uma generalizada mentalidade doentia em Portugal. Se for comprar um churrasco, reparem q usam 1 "garfo" para pôr os frangos frescos a assar e com o mesmo "garfo" tiram o assado e poem no prato. No mercado com as mesmas luvas latex fazem as limpezas e cortam fiambre.
- manuel gonçalves Para se reutilizarem as luvas de Latex estas certamente seriam lavados e depois enxutas. Fácil.
- isabel Depois há mortes consideradas inexplicáveis!...
- helena r. Quem precisar de ser operado nos hospitais públicos corre o risco de contrair o vírus da sida, hepatites,e outas doenças fatais! Esqueci-me de um pormenor, o Ministro da Saúde se tivesse um acidente e o levassem para um hospital público, adorava que fosse tratado com material reutilizável e a seguir adorava também saber, qual a doença contagiosa que contraiu!!!
- Zagallo - Brasil A maior miséria nesta notícia é a mental de quem tira um curso de saúde e age contra todas as normas de higiene e segurança, fazendo perigar a vida dos pacientes.
- bruno Voltando a usa-las, senhor Pedro!
- Sabonis Tudo vai bem no falso reino do falso filósofo...
- pedro ALGUEM ME EXPLIQUE COMO É QUE SE REUTILIZAM AS LUVAS DE LATEX...
- antonio rodrigues cantão No século XXI haver coisas destas é intolerável. Deviam era reutilizar as seringas dos "sidas" nos responsáveis pela oferta dos hospitais públicos aos amigos(privados,claro). Isso sim. Podia ser q dentro de 5 anos já tivessem morrido todos os responsáveis desta estúpida acção que aterroriza os Portugueses POBRES que têm q recorrer aos hospitais.
- Socorro !!!! Socorro, quem nos acode ?????

Sem comentários: