A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quarta-feira, julho 29, 2009

Federação Ibérica?

.
.

Federação ibérica é ideia que entusiasma mais portugueses que espanhóis

28 Jul "De Espanha nem bons ventos, nem bons casamentos" parece ser um adágio completamente desajustado do que pensam hoje os portugueses sobre o país vizinho.

.

28 Jul Só 1,2% dos espanhóis sabem que Sócrates é o primeiro-ministro de Portugal...


.
.
in Jornal de Notícias

.

.

.


.




.

Eis uma lista das comunidades e cidades autônomas:

.



.
Os idiomas da Espanha (simplificado)
.

██ Espanhol oficial; falada em todo o país

██ Catalão/Valenciano, co-oficial

██ Basco, co-oficial

██ Galego, co-oficial

██ Aranês, co-oficial (dialeto do Occitano)

██ Asturiano, reconhecida

██ Aragonês, não oficial

██ Leonês, não oficial

██ Extremenho, não oficial

██ Fala da Extremadura, não oficial

.

O idioma oficial e o mais falado no conjunto da Espanha, por 99% da população, é o espanhol, língua materna de 89% dos espanhóis, [13] que pode receber a denominação alternativa de castelhano. [14] [15] a estimação do número de falantes em todo o mundo vai desde os 450 [16] aos 500 milhões [17] [18] [19] de pessoas, sendo a segunda língua materna mais falada depois do Chinês. [20] [21] [22] Se prevê que se torne a segunda língua de comunicação internacional depois do inglês no futuro, e é a segunda língua mais estudada após o mesmo. [23]

.

Além disso, se falam outras línguas que podem ser oficiais em suas regiões, de acordo com a Constituição e os Estatutos de Autonomia de cada Comunidade Autônoma, e co-oficiais para o resto do país. Ordenadas por número de falantes, estas Línguas são:

.

Também se falam uma série de línguas ou dialetos románicos que não tem status de língua oficial: o asturiano, falado em Astúrias [25] (chamado Bable), Leão, Zamora (chamado “leonés”), Salamanca e Extremadura [26] (chamado “extremenho”) e o “aragonês” no norte de Huesca.

.

O aranês, variante do occitano, é considerada co-oficial na Catalunha, [27] onde é e falada nos municípios do Vale de Arán (Lérida).

.

Igualmente, o português é falado em algumas localidades fronteiriças extremenhas, principalmente por portugueses ali residentes.

.

A Espanha ratificou em 9 de abril de 2001 a Carta Européia das Línguas Minoritárias ou Regionais [28] do Conselho Europeu.[29]

.




.
.

3 comentários:

europeu disse...

nao entusiasma os espanhois a uniao iberica? que esperavam, voçes portugueses, que parece que o vosso passatempo é votar em quem podera destruir mais o paois ate este em breve se tornar um pais inviavel, onde o governo enobreçe a pobreza do povo ao comer caviar?
portugal é um desastre. de tal maneira que ha portugueses que ja nem sentem um sentimento nacilnal. como eu. perdi tudo graças ao estado portugues. fiquem com ele. agora os espanhois, porque haveriam de querer ..isso?

europeu disse...

nao entusiasma os espanhois a uniao iberica? que esperavam, voçes portugueses, que parece que o vosso passatempo é votar em quem podera destruir mais o pais ate este em breve se tornar um pais inviavel, onde o governo enobreçe a pobreza do povo ao comer caviar?
portugal é um desastre. de tal maneira que ha portugueses que ja nem sentem um sentimento nacilnal. como eu. perdi tudo graças ao estado portugues. fiquem com ele. agora os espanhois, porque haveriam de querer ..isso?

europeu disse...

nao entusiasma os espanhois a uniao iberica? que esperavam, voçes portugueses, que parece que o vosso passatempo é votar em quem podera destruir mais o paois ate este em breve se tornar um pais inviavel agora os espanhois, porque haveriam de querer ..isso?