.
Federação ibérica é ideia que entusiasma mais portugueses que espanhóis
28 Jul Só 1,2% dos espanhóis sabem que Sócrates é o primeiro-ministro de Portugal... |
.
.
in Jornal de Notícias
.
.
Eis uma lista das comunidades e cidades autônomas: .
|
|
.
.
O idioma oficial e o mais falado no conjunto da Espanha, por 99% da população, é o espanhol, língua materna de 89% dos espanhóis, [13] que pode receber a denominação alternativa de castelhano. [14] [15] a estimação do número de falantes em todo o mundo vai desde os 450 [16] aos 500 milhões [17] [18] [19] de pessoas, sendo a segunda língua materna mais falada depois do Chinês. [20] [21] [22] Se prevê que se torne a segunda língua de comunicação internacional depois do inglês no futuro, e é a segunda língua mais estudada após o mesmo. [23]
Além disso, se falam outras línguas que podem ser oficiais em suas regiões, de acordo com a Constituição e os Estatutos de Autonomia de cada Comunidade Autônoma, e co-oficiais para o resto do país. Ordenadas por número de falantes, estas Línguas são:
.
- Catalão (9% da população), oficial na Catalunha e nas Ilhas Baleares e, sem status oficial, na chamada “Faixa de Aragão” e na comarca de “El Carche”, em Múrcia. Oficialmente, se denomina Valenciano na Comunidade Valenciana, [24] onde também é oficial.
- Galego (5% da população), oficial na Galiza. É falado também em algumas zonas das Comunidades de Astúrias, Leão e Zamora, sem status de oficialidade.
- Euskera (1% da população), oficial no País Basco e terço norte de Navarra, donde se denomina estatutariamente "vascuence". É falado também na zona mista de Navarra (onde o euskera, sem ser oficial, tem certo reconhecimento) e de forma mais minoritária na zona “bascófona”.
- .
Também se falam uma série de línguas ou dialetos románicos que não tem status de língua oficial: o asturiano, falado em Astúrias [25] (chamado Bable), Leão, Zamora (chamado “leonés”), Salamanca e Extremadura [26] (chamado “extremenho”) e o “aragonês” no norte de Huesca.
.
O aranês, variante do occitano, é considerada co-oficial na Catalunha, [27] onde é e falada nos municípios do Vale de Arán (Lérida).
.
Igualmente, o português é falado em algumas localidades fronteiriças extremenhas, principalmente por portugueses ali residentes.
.
A Espanha ratificou em 9 de abril de 2001 a Carta Européia das Línguas Minoritárias ou Regionais [28] do Conselho Europeu.[29]
..
.
3 comentários:
nao entusiasma os espanhois a uniao iberica? que esperavam, voçes portugueses, que parece que o vosso passatempo é votar em quem podera destruir mais o paois ate este em breve se tornar um pais inviavel, onde o governo enobreçe a pobreza do povo ao comer caviar?
portugal é um desastre. de tal maneira que ha portugueses que ja nem sentem um sentimento nacilnal. como eu. perdi tudo graças ao estado portugues. fiquem com ele. agora os espanhois, porque haveriam de querer ..isso?
nao entusiasma os espanhois a uniao iberica? que esperavam, voçes portugueses, que parece que o vosso passatempo é votar em quem podera destruir mais o pais ate este em breve se tornar um pais inviavel, onde o governo enobreçe a pobreza do povo ao comer caviar?
portugal é um desastre. de tal maneira que ha portugueses que ja nem sentem um sentimento nacilnal. como eu. perdi tudo graças ao estado portugues. fiquem com ele. agora os espanhois, porque haveriam de querer ..isso?
nao entusiasma os espanhois a uniao iberica? que esperavam, voçes portugueses, que parece que o vosso passatempo é votar em quem podera destruir mais o paois ate este em breve se tornar um pais inviavel agora os espanhois, porque haveriam de querer ..isso?
Enviar um comentário