A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

domingo, julho 19, 2009

Pesquisas indicam vitória esmagadora de comunistas moldavos




.

Segundo uma pesquisa divulgada esta semana pela agência russa de notícias Interfax, o Partido dos Comunistas da República de Moldova (PCRM) deverá opter 67% dos votos, contra uma oposição pró-romena dividida e com porcentagens que individualmente não chegariam a 10% em nenhuma situação.


.

A pesquisa, realizada nas duas primeiras semanas de julho, indica que as estimativas de voto são desanimadoras para os partidos oposicionistas.

.
O Partido Liberal (PL) deverá contar com 8% dos votos, enquanto que o Partido Liberal Democrático (PLDM) 7 %, o Partido Social Democrata (PSD) 5 % e a Aliança Moldova Nossa (AMN) e o Partido Democrata (PD) só obteriam 4%.

.
Curiosamente, a AMN se opôs à diminuição da cláusula de barreira, necessária para obter representação no parlamento.

.
As eleições acontecem após os saques e boicotes liderados pela oposição em seguida à decisiva vitória do PC nas eleições de março, das quais saiu a apenas um cargo da maioria absoluta, necessária para empossar como presidente seu candidato.

.
Apesar disso, e a apesar do aval que as eleições tiveram por parte da União Europeia, a OSCE e outros organismos internacionales, a oposição, com ajuda clara de parte do empresariado romeno e com fundos e pessoas provenientes da Romênia ou Letônia, organizou uma nova tentativa de "revolução colorida", para impedir a posse do presidente comunista.

.
As revoltas acabaram com várias dezenas de detidos, o parlamento arrasado e com a impossibilidade de eleger o presidente, por isso novas eleições foram convocadas.

.
Se os resultados das pesquisas forem refletidos nas urnas, o parlamento poderá investir como presidente Vladimir Voronin, rompendo assim o bloqueio prejudicial aos moldados, motivado por interesses externos ao país, principalmente a Romênia, e a estabilidade e o crescimento social e econômico terão lugar na República Moldova.

.
La República
.
.
in Vermelho - 17 DE JULHO DE 2009 - 11h30
.
.

Sem comentários: