A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

domingo, julho 19, 2009

Liberdade e Segurança

Você está em: Homepage / Rui Rangel / Notícia
.

Estado das Coisas

.
* Rui Rangel, Juiz Desembargador
.
As incapacidades das políticas públicas de segurança e a ausência de uma verdadeira política de prevenção da criminalidade não podem justificar este ‘assalto’ à liberdade.
.

A Liberdade e a Segurança são dois valores de referência de qualquer Estado civilizado. Viver em liberdade com segurança é o melhor dos mundos. Mas, como sabemos, o Mundo de ontem já não é o de hoje. A conjugação destes dois valores já viveu melhores dias. O Mundo está cada vez mais complexo e quase irrespirável. O que agrava a tensão entre a Liberdade e a Segurança, facilitando o aparecimento de modas ou de pensamentos de sentido único. Só têm no olhar e no pensamento sacrificar a Liberdade, para além do razoável, por causa das grandes estratégias de segurança. É um caminho possível mas perigoso. O que está a dar e é mais simpático é a compressão da Liberdade, em nome da Segurança. As incapacidades das políticas públicas de segurança e a ausência de uma verdadeira política de prevenção da criminalidade não podem justificar este ‘assalto’ à liberdade. Bem sei que o poder que manda e que ordena gosta mais das medidads de segurança do que da Liberdade. Ainda por cima, em nome de uma aparente segurança, o cidadão tudo permite, mesmo sacrificando e apertando a sua liberdade.

.

A perda de um certo sentido de identidade e de valores, a insegurança, as injustiças, sendo circunstâncias de valor negativo, só devem dar força na defesa dos valores da Liberdade.

.

A realização do espaço de justiça, de liberdade e de segurança visa assegurar a livre circulação das pessoas e oferecer um nível elevado de protecção aos cidadãos.

.

Esquecer que esta é a combinação feliz e caminhar só no sentido das políticas de segurança é enfraquecer as virtudes do Estado e tornar a sociedade mais insegura, mais injusta e mais desumana.

.

Ambos os valores não são absolutos. Exigem clareza de propósitos e uma definição, a regra e a esquadro, das fronteiras de cada um.

.

Tenho para mim que a segurança, embora importante e decisiva, não representa o valor cimeiro, antes a liberdade.

.

É um equilíbrio difícil de manter. Mas a Liberdade não pode ser esmagada nem os direitos fundamentais rasgados para impor políticas de segurança agressivas e pouco contemplativas com as regras de um Estado de Direito. Nem se pode descurar as medidas de segurança.

.

Mas a virtude está na simbiose que deve ser sempre procurada, porque ambos os valores se completam e não são excludentes.

.

E não existe qualquer mal na tensão observada, o que é necessário é que esta não justifique medidas legislativas excepcionais e à revelia da Constituição nem políticas que violem a privacidade das pessoas.

.

.

in Correio da Manhã - 11 Julho 2009 - 00h30

.

.

Sem comentários: