Washington reconhece que Teerã pode desenvolver seu programa nuclear nacional com fins pacíficos, declarou nesta quarta-feira a secretária de Estados dos EUA, Hillary Clinton, que está presente a uma conferência ministerial da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ANSEA, na sigla em inglês).
"O Irã tem o caminho livre para desenvolver seu programa nuclear pacífico, mas se se tratar de um programa militar, os resultados não justificarão as aspirações de Teerã, porque uma corrida armamentista na Ásia Central reduzirá a segurança do Irã, ao contrário de aumentá-la", disse Hillary.
.
Os EUA e vários países do Ocidente acreditam que o Irã desenvolve programas para a fabricação de armas nucleares ao invés de programas nucleares de aplicação civil.
.
Teerão repudia essas acusações e assegura que seu programa nuclear está destinado a cobrir suas necessidades energéticas.
.
Entretanto, o Conselho de Segurança da ONU aprovou cinco resoluções e impôs sanções ao Irã, exigindo que o país renuncie a seu programa de enriquecimento de urânio.
Sem comentários:
Enviar um comentário