A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, julho 30, 2009

Luanda: Autoridades destruíram bairros de lata deixando milhares sem casa

Você está em: Homepage / Mundo / Notícia
.
O governo de Eduardo dos Santos prometeu construir casas para os pobres
.
Str/Reuters
O governo de Eduardo dos Santos prometeu construir casas para os pobres


Centenas protestam

.
* Sabrina Hassanali Com agências
.
Centenas de pessoas expulsas de bairros de lata dos arredores de Luanda marcharam até ao Centro de cidade para protestar contra o despejo e exigir compensações. "Devolvam-nos as nossas casas", gritavam repetidamente os manifestantes à medida que avançavam para junto da Assembleia Nacional, tendo sido dispersados à bastonada por forças de segurança, algumas com cães.

Este foi o maior protesto de todos os que houve desde a semana passada, quando se iniciaram os despejos. Até a passada segunda-feira, as forças de segurança já tinham desalojado milhares de residentes de bairros de lata ilegalmente construídos e destruído as casas.

.

Ontem, o desespero dos recém--desalojados era evidente. Rosa Agostinho, de 24 anos, sentou-se sobre escombros da sua casa, com o filho de um ano ao lado, a chorar. "Fiquei sem nada", soluçava. Ali perto, outros residentes tentavam salvar alguns dos seus bens por entre as ruínas.

.

A organização não-governamental angolana SOS Habitat assegurou que mais de 15 000 pessoas ficaram sem casa. "É uma das maiores operações de despejo dos últimos anos. É uma clara violação dos direitos humanos", comentou Luís Araújo, daquela organização.

.

O governo justifica que essas terras são necessárias para projectos de desenvolvimento de interesse público. Estes despejos integram-se num plano para melhorar as condições de vida em Luanda, o qual prevê a construção de casas para os pobres num outro lugar.

APONTAMENTOS

.

UM MILHÃO

O presidente Eduardo dos Santos prometeu construir um milhão de casas em quatro anos para os mais pobres. Um projecto orçado em 50 mil milhões de dólares.

.

BAIRROS DE LATA

Mais de cinco milhões de pessoas – isto é, um terço da população angolana – vivem em bairros de lata sem água potável ou electricidade nos arredores da capital angolana.

.

ORÇAMENTO

O Parlamento angolano aprovou ontem o orçamento revisto para 2009 – 2,6 biliões de kwanzas (23,3 mil milhões de euros). Luanda prepara-se para negociar com o FMI.

.
in Correio da Manhã -
29 Julho 2009 - 00h30
.
,

Sem comentários: