A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, julho 23, 2009

Protestos violentos na África do Sul


12h13m

.

Reforço policial em Balfour, província sul-africana de Mpumalanga, onde continua uma onda de protestos contra as condições de vida nos bairros degradados.

foto ALON SKUYI/AFP
Protestos violentos na África do Sul
Protestos em Balfour

.

Na quarta-feira, ao fim do dia, o presidente da câmara de Balfour discursou no estádio local para tentar acalmar os ânimos da multidão mas sem resultado. Furiosos pela falta de cumprimento das promessas eleitorais, vários grupos saquearam lojas, queimaram pneus e barricaram ruas.


.


No início da semana, em Balfour, mais de cem estrangeiros, na sua maioria comerciantes etíopes, paquistaneses e chineses, tiveram de ser retirados pela polícia do local, depois das suas lojas terem sido atacadas e, em alguns casos, incendiadas por grupos enfurecidos.


.


Os protestos violentos - que analistas locais dizem assinalar o fim do estado de graça do presidente sul-africano, Jacob Zuma, na sequência das eleições am Abril - tiveram lugar em pelo menos duas províncias desde domingo.

.


Em Mpumalanga e Gauteng (onde se situam Joanesburgo e Pretória) foram mais violentos, mas focos de agitação popular, relativamente mais pacíficos, verificaram-se também na província do Cabo Ocidental.


.


Em Thokoza, no sul de Joanesburgo, a situação mantém-se também tensa depois de a polícia ter dispersado quarta-feira mais de 300 manifestantes, que exigiam serviços municipais básicos, recorrendo a balas de borracha e canhões de água.


.


As autoridades mantêm na área, designadamente nas imediações de uma nova cervejeira que esteve em vias de ser ocupada e de uma fazenda que os manifestantes atacaram, um forte dispositivo de segurança.

.

in Jornal de Notícias - 2009.07.23

.

.



Sem comentários: