A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sábado, julho 18, 2009

Internet: ‘Declaração de Hamburgo’ assinada ontem

Você está em: Homepage / TV & Media / Notícia
.
Mariline Alves Luís Santana, administrador da Cofina, que detém o CM, no momento da assinatura da declaração
.
Luís Santana, administrador da Cofina, que detém o CM,
no momento da assinatura da declaração

.
*
Teresa Oliveira
.

.

Direitos de autor mais protegidos

.
Um grupo representativo da indústria portuguesa de Comunicação Social assinou ontem em Lisboa uma declaração histórica, pedindo novas leis de protecção de propriedade intelectual na internet para salvaguardar o futuro do jornalismo.
.
A ‘Declaração de Hamburgo’ foi assinada por Luís Santana (Cofina), Francisco Pinto Balsemão (Impresa), José Marquitos (RTP) e Bernando Bairrão (Media Capital), entre outros, que se juntam assim aos 200 editores de outros países da União Europeia. Para Luís Santana, "esta medida pode levar--nos à União Europeia para aí serem definidos alguns procedimentos que consideramos importantes".

.

Já Pinto Balsemão defende que, "se não houver remuneração dos conteúdos produzidos pelos profissionais, o jornalismo corre graves riscos e, quando isso acontece, o funcionamento da democracia também". O patrão da Impresa, e um dos impulsionadores da declaração, sugere medidas práticas, como "a aplicação de uma taxa a todos os equipamentos de reprodução digitais; fiscalização do sistema de micropagamento" e ainda "que os motores de busca (como o Google) paguem o uso dos nossos conteúdos e concedam receitas publicitárias que angariam à custa dos mesmos". O presidente da Associação da Imprensa, João Palmeiro, disse que os grupos de media portugueses estão a criar uma cooperativa fiscalizadora, a Agemidia.


.
in Correio da Manhã - 17 Julho 2009 - 00h30
.
.

Sem comentários: