A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sexta-feira, julho 24, 2009

Manchetismo




.
por João Guilherme Vargas Netto*
.
Na sexta-feira, dia 17, os jornalões noticiaram, nas capas ou em manchetes da página de economia, a criação de empregos formais em junho e o saldo total no primeiro semestre de 2009 de acordo com o Caged.

.

Os números, secos, seriam: 119,5 mil novas vagas no mês e 300 mil no acumulado do primeiro semestre (em ambos os casos os números referem-se aos saldos entre contratações e demissões).

.

Mas, vejam as manchetes!

.

O Globo (Economia): “Crise faz criação de empregos formais no país despencar 78% no semestre” e “Foram criadas 299 mil vagas com carteira, pior resultado da última década.”

.

O Estado de S. Paulo (Economia): “Emprego com carteira assinada tem o pior junho desde 2001” e “Caged mostra que País criou 119,5 mil novas vagas no mês, 9% menos do que em maio.”

.

Folha de S. Paulo (Capa e Economia): “Brasil deixa de criar 1 milhão de postos formais” e “País deixa de criar 1 milhão de vagas no ano- De janeiro a junho foram gerados 300 mil postos de trabalho formais, ante 1,36 milhão no mesmo período de 2008.”

.

Todo esse manchetismo nos jornalões era contrastado pela informação estratégica na capa do Valor Econômico, bem ao gosto dos empresários que muito além da política e da gritaria, precisam de verdade: “Metade dos empregos estão de volta” (Referindo-se à recuperação de 50% dos postos de trabalho perdidos durante a crise).

.

O manchetismo confirma o ditado sobre a tortura interesseira dos números: há varias maneiras de mentir, uma delas é a estatística.




*João Guilherme Vargas Netto, É consultor sindical de diversas entidades de trabalhadores em São Paulo



* Opiniões aqui expressas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
.
.
in Vermelho - 24 DE JULHO DE 2009 - 16h25
.
.

Sem comentários: