A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, julho 23, 2009

Os filhos do menino Alberto João estrumam cartas e terreno (3)

REVISÃO CONSTITUCIONAL

.

* Manuel Abrantes

.

Alberto João jardim e o PSD/Madeira vão promover um debate parlamentar com apresentação de uma proposta para a revisão constitucional.

O PSD/Madeira vai propor, entre muitas alterações no alargamento dos poderes autonómicos, que "a democracia não deverá tolerar comportamentos e ideologias autoritárias e totalitárias, não apenas de direita, caso do fascismo já consagrado na Constituição, como igualmente de esquerda, caso do comunismo", ainda não abrangido pela Lei Fundamental.

.

Quem parece não ter gostado disto foram os partidos da oposição – excepção ao CDS/PP – Madeira - que , segundo eles, não vão estar presentes nessas sessões plenárias.

.

O líder dos centristas madeirenses, José Manuel Rodrigues, está ao lado de Jardim. "Na questão de proibir partidos políticos ou forças políticas com ideologia totalitária nós estamos de acordo. A democracia tem de defender-se de projectos de extrema-esquerda ou de extrema-direita que coloquem em causa o regime democrático".

.

Desta vez, Alberto João, não vai “pregar” sozinho no deserto. Tem a seu lado, pelo menos nesta matéria, o apoio do CDS/PP
.
.
Há aqui algo que eu concordo. Se existe a proibição constitucional das ideologias fascistas porque não as ideologias comunistas ?

.

Ambas são de cariz totalitário e antidemocrático. Pelo menos para o tipo de democracias vigentes.

.

Um Hitler não foi melhor, nem pior do quem Stalin. Isto,neste casos de politicas criminosas. Nem o Salazar foi um democrata.

.

Contudo, passado mais de trinta anos de Democracia em Portugal só coloco a seguinte questão :

- Ainda há medo das ideologias, sejam elas quais forem ?

.-

Não acreditamos na sapiência do Povo Português ?

.

- Há alguém que duvide que, nos dias que correm, as massas populares aceitem uma ideologia totalitária ?

.

-Parece que somos todos muito democratas mas não acreditamos nos eleitores.
.
Que sejam proibidas organizações políticas que apelem à violência, ou contra a ordem publica, concordo em absoluto. È um direito que o regime tem na sua defesa. Mas, toda e qualquer pessoa deviam ter o direito de poder transmitir qualquer opinião contrária ao regime Democrático. Ao regime democrático ou a qualquer outro.

.

.

Ninguém pode ser obrigado a dar o seu “amem” a um regime instituído. Nem a este nem a nenhum

.

Agora, uma coisa é a opinião expressa e outra é a forma como transmite as suas ideias e ideais.

.

Eu tenho respeito pela figura de Salazar – mas, não deixo de ser, como sempre o fui, também um critico – e tenho o direito de expor as minhas ideias.

.

Há quem concorde e quem discorde comigo neste tema. Segundo a actual lei constitucional eu posso criticar Salazar, mas não posso (???) elogia-lo.

.

Porquê?

.

Eu sei que ninguém é preso, ou molestado, por isso. Eu sei!

.

Então não está na altura de mudar este capitulo da Constituição ?

.

Apelas à violência ou à descriminação, concordo em absoluto com a sua proibição. Agora, linhas de pensamento: Não!!!

.

.

in PortugalClub

.

.

1 comentário:

Joao Domingues disse...

Sic "...Que sejam proibidas organizações políticas que apelem à violência, ou contra a ordem publica, concordo em absoluto. È um direito que o regime tem na sua defesa. Mas, toda e qualquer pessoa deviam ter o direito de poder transmitir qualquer opinião contrária ao regime Democrático...."

Com este mesmo argumento, qualquer regime instalado se pode defender.
Seja uma democracia ou uma ditadura.

E ainda não é uma verdade de historica, que as democracias venham a provar ter sido melhores para a humanidade duma forma geral que as ditaduras, de esquerda de direita ou monarquicas.

O povo, quando não dorme, sabe bem o que quer.

Acorda Portugal!!!