A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, julho 16, 2009

A poupança e o dia depois da crise

A poupança e o dia depois da crise

Posted: 16 Jul 2009 04:41 AM PDT

.


“(…) Para quem tenha o seu emprego ameaçado ou já perdido, os equilíbrios que a economia portuguesa precisa de recuperar a médio e longo prazo terão muito pouco significado. Mas as projecções que traçam um futuro próximo cheio de dificuldades, também revelam que o comportamento das famílias perante a crise pode ser a base de partida para um “modelo” de crescimento diferente daquele que condenou o país a uma década de taxas de crescimento frustrantes e de afastamento do rendimento médio dos parceiros europeus.

.

O endividamento acumulado pela economia portuguesa representa já um valor mais elevado do que o do rendimento gerado anualmente. Em parte, trata-se da consequência inevitável do recurso ao crédito para satisfazer a necessidade básica de habitação, mas também para realizar sonhos de consumo dirigidos a bens e serviços importados. Uma forte queda nas importações, tal como está prevista, reflecte um abrandamento no ritmo de contracção de nova dívida, muitas vezes contratada junto de entidades externas. A “desalavancagem” da economia nacional está em curso e recomenda-se.

.

Poupar mais e recorrer menos a empréstimos pode quebrar as ilusões de melhoria do padrão de vida. Mas tem a vantagem de recuperar realismo nas expectativas.

.

Editorial de João Candido Silva, hoje no Jornal de Negócios.

Related posts:

1. Pacote Anti-Crise Alemão: 50 mil milhões Se a memória não me falha, estamos perante um plano...

2. Nem tudo é mau (nem todos estão mal), no meio da crise Se pertence à imensa minoria que tem mais do que...

3. Contra a crise: a solidariedade e a competência Não é fácil encontrar pessoas especiais, de qualidade que procuram...

Related posts brought to you by Yet Another Related Posts Plugin.

Sem comentários: