A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, maio 10, 2007


Profissões em vias de extinção (6)


Botica (Boticário)
A botica era a antiga farmácia. Nesta exposição inclui-se um armário original da antiga botica onde se guardavam as diversas drogas e medicamentos e uma mesa com alguns dos antigos instrumentos de produção de pomadas, hóstias (percursores dos comprimidos), supositórios, etc.
Contamos ainda com algumas curiosas peças para a pesagem do vinho, a fim de se saber a sua graduação, trabalho da competência do boticário a que os agricultores da região recorriam regularmente.

NOTA: Uma tia-avó minha era farmacêutica e directora técnica da Farmácia Sanitas, ali ao Camões, em Lisboa, por onde passava muitas vezes para conversarmos. Lembro-me, eram os anos 60, que havia ainda alguns fregueses que levavam receitas passadas pelo médico que ela manipulava num pequeno laboratório na cave.
VN

Sem comentários: