A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sexta-feira, maio 21, 2010

Partidos de esquerda chumbam tributo solidário mas PSD não desiste da proposta

Parlamento

Público - 20.05.2010 - 07:34 Por Maria José Oliveira
PS acusou sociais-democratas de quererem patrocinar "novas formas de trabalho forçado" e romper com fundamentos do Estado Social.
Os sociais-democratas afirmaram que não vão desistir da proposta
Os sociais-democratas afirmaram que não vão desistir da proposta (João Henriques (arquivo))
.
O tributo solidário, ou a tentativa do PSD para acabar com a "sociedade dual" ("uns trabalham e contribuem e outros vivem de expedientes e de fraudes", defendeu o deputado Adão e Silva), foi ontem chumbado em bloco pela esquerda parlamentar, embora os sociais-democratas tenham afirmado ao PÚBLICO que não vão desistir da proposta. "Não nos resignamos" com este chumbo e "vamos pensar em outros caminhos", disse Adão e Silva.

O projecto de lei do PSD propunha, refira-se, que os beneficiários (entre os 18 e 60 anos) do subsídio de desemprego, subsídio social de desemprego e rendimento social de inserção (RSI) prestassem trabalho não remunerado em instituições públicas ou sociais ou frequentassem formações profissionais, estando prevista a cessação destas prestações em caso de recusa. O trabalho, designado tributo solidário, seria então a "contrapartida" dos benefícios sociais, explicou Adão e Silva ontem à tarde, no plenário destinado a debater o projecto de lei do PSD. "Uma cartilha que deve ficar muito clara para todos: os milhares de cidadãos que recebem apoios do Estado têm de dar uma contrapartida desses benefícios em trabalho social ou noutra forma de retribuição à sociedade pelo esforço que esta efectuou para pagar aqueles apoios", disse.

O CDS aplaudiu e aproveitou para antecipar o debate potestativo de hoje, relativo ao RSI - uma "renda do Estado", classificou o líder parlamentar Pedro Mota Soares, que aproveitou a ocasião para propor uma auditoria global a esta prestação. Mas as críticas da esquerda (e o anúncio do chumbo do projecto) não se fizeram tardar, com o PS, PCP, Bloco de Esquerda (BE) e Verdes a acusarem o PSD de querer patrocinar uma medida consensualmente designada como "vergonhosa". "Este projecto pressupõe que os desempregados são uns malandros e que devem trabalhar de graça", afirmou Jorge Machado, do PCP, enquanto a bloquista Mariana Aiveca lembrou que as prestações para os desempregados "não vivem à custa de ninguém".

A socialista Maria José Gamboa falou mesmo numa tentativa de criar "novas formas de trabalho forçado", apontando que a denominação do tributo "tem pouco de solidário" porque "desvaloriza o trabalho e rompe com a lógica subjacente ao Estado Social". "Em bom rigor", afirmou, "aquilo que o PSD vem propor a esta câmara e ao país é a instituição de novas formas de trabalho forçado, de trabalho obrigatório a custo zero, sem querer assegurar, no final do dito tributo solidário, a inserção profissional destes cidadãos".

Adão e Silva ripostou, apontando que a proposta pretende "resgatar do estigma social quem está fora do mercado de trabalho" e que não se insere numa "lógica de criação de postos de trabalho": "O objectivo é fazer com que o indivíduo se sinta socialmente útil e promover a sua reinserção no mercado de trabalho."
.

Comentários 1 a 10 de 21



  1. Karluz . 20.05.2010 13:18
    Via PÚBLICO

    quando acabam?

    O PC tem toda a razão. Trabalhar? quando é possível receber o dinheirinho sem "bolir". isso é que era bom!!!. Estes comunas desde que deram cabo do Alentejo, nunca mais fizeram nada de jeito.


  2. mgffm . 20.05.2010 09:24
    Via PÚBLICO

    Não vê nada de errado!!!

    Bem o Sr só vê o lado que quer ver.Sub de desemprego: o sr ficou desempregado trabalhou uma vida inteira, mas como diz " porque deverão sair da cama e trabalhar se eles podem dormir e ganhar sem o fazer....." já ficou desempregado, é que se existem pessoas que se podem enquadrar no ideal que descreve garanto-lhe que a esmagadora maioria quer trabalhar.Agora o sr quer que se mande as pessoas cortar mato??? Pois bem lhe digo que as pessoas que trabalham nesse serviço ganham em média 5 a 10 euros pelo serviço quer o sr que um desempregado que ganha 420 euros de Sub de desemprego "vá trabalhar" de borla!!!!! Se o Estado ou outras entidades precisam que algum trabalho seja feito então que paguem o valor respectivo.Se me disser assim, a câmara X precisa de um cantoneiro e que o salário é de 600 euros, mas agora vai meter os desempregados e se estes estiverem a ganhar 400 e a autarquia lhes pagar 200 euros ainda vá que vá...agora trabalho escravo....Não obrigado.Agora diga-me justamente se o sr ficar desempregado acha perfeitamente justo ir trabalhar para algo que tem um salário base...mas você vai trabalhar de borla....não seja hipócrita


    • Luis , Almada. 20.05.2010

      RE: Não vê nada de errado!!!

      Tenho um jardineiro?Isto é um absurdo. Como é que o dinheiro dos contribuintes está a ser utilizado para manter parasitas que ainda se dão ao luxo de ter jardim e de pagar (com o meu dinheiro) que lhe arranjem o jardim. Vai mas é trabalhar malandra.


    • Luís , Almada. 20.05.2010

      RE: Não vê nada de errado!!!

      que tal ajudar no banco alimentar. ajudar a garantir a segurança das nossas crianças no perímetro das escolas. ajudar a colocar flores nos jardins na proximidade das suas casas. apanhar garrafas para as colocar no vidrão. ajudar as escolas a ocupar as crianças nos tempos livres. desenvolver actividades culturais. Vão mas é trabalhar malandros.


    • Anónimo , vila do conde. 20.05.2010

      RE: Não vê nada de errado!!!

      Concordo plenamente consigo!


  3. António Sequeira , Massamá. 20.05.2010 19:43

    Devem estar tontos

    Uma cartilha que deve ficar muito clara para todos: os milhares de cidadãos que recebem apoios do Estado têm de dar uma contrapartida desses benefícios em trabalho social ou noutra forma de retribuição à sociedade pelo esforço que esta efectuou para pagar aqueles apoios"... O esforço que a Sociedade efectuou?!!! E então os descontos que os trabalhadores fazem todos os meses sobre os seu ordenados são para quem?Devem querer falar Subsídio Social de Reinserção: aí tudo bem! Fiscalizem! Mas se lhes dão trabalho, paguem-lhes o ordenado a que têm direito e suspendam-lhes o subsídio. Quando acabar o trabalho, dêem-lhes o subsídio.


  4. João , Lisboa. 20.05.2010 17:33

    Generalistas

    Por esta ordem de ideias, prendiam-se todos os políticos, uma vez que todos eles são corruptos, mas isto seria generalizar.... Ah!!!! É o que eles estão a fazer!!!!! Ignorantes e incompetentes, pelo menos isso sabemos deles......


  5. Jack , lisboa. 20.05.2010 15:06

    salazar...coelho

    Agora,o que está a dar online é aparecerem pessoas a dizerem o seguinte:eu até sou do PSD/PS etc,mas depois desta,neste caso em que o partido em que eu votei defende os seus princípios nunca mais votarei nele.lolÉ patético!Depois misturam alhos com bogalhos já que o tributo solidário refere-se apenas ao subsídio de desemprego e não ao de insercção social que foi defendido no passado por Manuela Ferreira Leite.Esta medida salazarista e radical proposta por salazar coelho é de um radicalismo extremo nuca visto no PSD na sua história já que pretendem impôr trabalhos forçados sobre algo que pertence aos cidadãos e para o qual eles descontam todos os meses.Depois usam-se exemplos de alguém que prevarica para se punirem todos por igual.É curioso que o novo PSD se esqueceu de propôr o tributo solidário para os bancos que beneficiaram de empréstimos dados pelo sector público ou propôr um tributo solidário para milionários ou grandes empresas assim como os gestores públicos e seus prémios milionários,para esses nada de tributo solidário.Todos vimos que foi o sector privado,desta vez a destruir as economias,radicalismo de uma lado ou outro é sempre errado.


  6. Anónimo , Porto, Portugal. 20.05.2010 13:12

    Trabalho? Solidário?

    Estou triste com o meu partido.Sempre votei PSD, mas nem sempre concordei com todas as suas politicas e esta medida é uma delas.Felizmente estou empregado, mas já estive desempregado por um período de 5 meses.Se há trabalho solidário, empreguem as pessoas com condições dignas e paguem-lhes o respectivo salário.Se há pessoas que não são merecedoras dos subsídios que recebem? Há e se calhar há mais do que aquelas que imaginamos, então vamos criar mais postos de trabalho para fiscais dessas situações.De certeza que o investimento em pessoas para fiscalizarem os subsídios mal aplicados teria um retorno a curto prazo bastante positivo!Deixem-se de medidas de curto prazo e vamos atacar a questão de fundo!Fiscalizem e penalizem quem prevarica, mas deixem em paz quem cumpre e sempre cumpriu as regras.Caro Pedro Passos Coelho, tens tudo para poder fazer deste Portugal um país melhor. Acredito em ti, mas tens de te preocupar mais com estas "pequenas" injustiças...


  7. joão pereira , Lisboa. 20.05.2010 13:00

    politica

    Esta de romper com o Estado Social só pode ser anedota.Concordo perfeitamente que se ajudem as pessoas que estão com a corda na garganta em virtude do desemprego,não concordo com esse Estado Social que alimenta milhares de parasitas que vivem à custa de todos os portugueses.Quem são eles? Todos nós sabemos,o Estado sabe mas teima em gastar muitos milhões de euros com esta politica da distribuição do nosso dinheiro.Falaram-me um dia destes de um pai que leva o filho à escola de Mercedes e esse mesmo miúdo recebe ajuda para livros e outras.É por esta e outras que este governo tem desbaratado o nosso dinheiro e deixou-nos a todos a pedir esmola ás instâncias internacionais e nem se sabe como acabará tudo isto. Os políticos deviam ser chamados à responsabilidade por medidas que nem populares são porque os portugueses não concordam com ela.E vem esta gente falar de patriotismo e querer melhorar a vida do povo português quando os exemplos em contrario são mais que muitos? Por exemplo o deputado do PS que «roubou» os gravadores terá fundado em tempos uma offshore.E porque é que se vai para os offshores? Pura e simplesmente para fugir aos impostos.


  8. Luís , Almada. 20.05.2010 12:34

    TRABALHOS A FAZER

    que tal ajudar no banco alimentar. ajudar a garantir a segurança das nossas crianças no perímetro das escolas. ajudar a colocar flores nos jardins na proximidade das suas casas. apanhar garrafas para as colocar no vidrão. ajudar as escolas a ocupar as crianças nos tempos


  9. Anónimo , vila do conde. 20.05.2010 11:22

    RE: vergonhoso sim

    Pagava para ver o sr RuiPaz desempregado. E em vez de receber um subsidio (fruto do seu trabalho e do seu contributo á segurança social) para procurar outro emprego, tivesse de ir trabalhar no mato sem receber nenhum. o senhor não sabe o que é estar desempregado. Para além de se estar desempregado ainda teríamos de ser enxovalhados no nosso próprio país.


  10. Anónimo , Vila do conde. 20.05.2010 11:11

    O MEU TESTEMUNHO PESSOAL

    Encontro-me desempregada desde 03-05-2010. Estou sempre no computador a enviar currículos e crente que vou encontrar um emprego a curto prazo. Acordo de manha angustiada, vivo em frente a praia até me fazia bem dar uma volta e passear um pouco, mas não tenho vontade de sair... ando triste e agressiva/sensível com as pessoas mais próximas porque a minha situação não me satisfaz e lembro estou no desemprego à 18 dias. Acredito que pode haver excepções mas não é o meu caso. SOU PSD mas fiquei muito chocada com esta medida do meu próprio partido. se há trabalho para fazer então que arranjem postos de trabalho. 


    • mgffm . 20.05.2010
      Via PÚBLICO

      RE: O MEU TESTEMUNHO PESSOAL

      Eu compreendo-a porque tenho pessoas próximas na mesma situação à 1 ano.Quando se trabalha todos criticamos quem "nada" faz mas quando a realidade nos toca à porta aí é que vimos que a realidade não é bem como "se ouve dizer".Além do mais senhores do PSD e CDS não existe mato em Portugal suficiente para mandar 700.000 desempregados para a roça.Boa sorte


    • Luis , Almada. 20.05.2010

      RE: O MEU TESTEMUNHO PESSOAL

      que tal ajudar no banco alimentar. ajudar a garantir a segurança das nossas crianças no perímetro das escolas. ajudar a colocar flores nos jardins na proximidade das suas casas. apanhar garrafas para as colocar no vidrão. ajudar as escolas a ocupar as crianças nos tempos livres. desenvolver actividades culturais. Vão mas é trabalhar malandros.

    • Luis , Almada. 20.05.2010

      RE: O MEU TESTEMUNHO PESSOAL

      O Quê ? Não podes dispensar uma horas por dia para trabalho comunitário? Estás no computador os tempo todo? Acho que devias candidatar-te a Primeira Ministra porque na mentira és quase tão boa como o Sócrates.
      .

      Comentários 11 a 20 de 21

      1. javitudo , holanda. 20.05.2010 10:51

        continuo na minha

        A de certeza dinheiros publicos dados a pessoas que nao trabalham que nao tem razao de ser, o que tem de haver e honestidade de todos e divulgar casos, isto nao e ser chibato, e defender quem e honesto,!! exemplo.. fui a Portugal e aconteceu que, por duas vezes assisti, na baixa de Lisboa,ciganos a vender oculos, e por traz oferecer marijuana a turistas,sera que esta gente so vive destas elegalidades, e que as autoridades nao deveriam fazer um control apertado a estas familias,sera que os criticos da ideia apresentada, se preocupam em denunciar estas situacoes? Nao estou de acordo com que a pessoas honestas que estao sem trabalho devam contribuir gratis em beneficio do estado, trabalharam, descontaram, e devem ser remunerados por isso, mas pagar a quem nao mais faz que ludribiar, isso tem de acabar.
      2. Votei BE mas posso MUDAR , Almada. 20.05.2010 10:37

        Esquerda falha aqui

        rendimento social de inserção não é subsídio de desemprego. neste momento os beneficiários do subsídio de desemprego são obrigados a aceitar trabalho e a aceitar este tipo de ocupações para continuar a receber esta prestação. eu tenho sempre votado na Esquerda, mas se esta forma anti-social de entender que o Estado (os cidadãos que trabalham e pagam impostos) é obrigado a pagar prestações sociais sem qualquer contrapartida é escravatura, então vou passar a votar noutros partidos mais responsáveis. Escravatura é acordar de manhã ainda cansado, ir para as filas para chegar ao local de trabalho, não ganhar o suficiente para deixar de ter de fazer contas ao fim do Mês, e trabalhar que nem um burro para pagar as mordomias das sangessugas do governo e dos tais que recebem prestações sociais para poderem ficar na cama a dormir enquanto eu trabalho para eles. Os escravos são aqueles que trabalham uma vida inteira para alimentar a família a família dos outros e pagar a sua casa, não são aqueles que recebem casa do estado e prestações sociais para andarem na preguiça.
      3. A. Martins , Almada. 20.05.2010 10:25

        Isto não se admite...

        Sou votante, embora não filiado no B.E. Nesta altura sinto que a política seguida por este partido em nada o prestigia, muito antes pelo contrário. Uma coisa será o direito que assiste aos desempregados em receber o respectivo subsídio, mas outra é ficarem alegremente em casa sem fazer nada, não tentando sequer procurar trabalho! conheço de modo próprio as dificuldades de alguns pequenos empresários têm em contratar pessoal, só porque os salários são pouco acima do salário mínimo. Os desempregados enviados pelo Fundo de Desemprego limitam-se a solicitar carimbos a comprovar a sua comparência. Quanto ao R.S.I., vários são os casos que conheço, que recebendo o mesmo, dedicam-se depois a outras actividades, ou ilegais ou sem qualquer registo. Assim não vamos a lado nenhum!A subsídio-dependência também escraviza os actuais trabalhadores no activo, já que são eles que os alimentam.A começar no apoio ao Manuel Alegre e a finalizar agora neste embróglio, vou pensar seriamente no sentido de voto a tomar no futuro. E na minha casa, não serei só eu...
        • Anónimo , Lisboa. 20.05.2010

          RE: Isto não se admite...

          Faço minhas as suas palavras, acrescento apenas que relativamente ao R.S.I., existem bastantes pessoas carenciadas a precisar de apoio e devido aos que o recebem indevidamente estes desgraçados ficam de fora.É a miséria do nosso País.
      4. Anónimo , Lisboa, Portugal. 20.05.2010 10:10

        Traficantes de armas e droga recebem rendimento mí

        "Uma rede de traficantes de armas que colocava no mercado negro todo o tipo de armamento e munições foi desmantelada pela Polícia Judiciária, avança o Correio da Manhã. Os membros desta rede viviam vidas de luxo mas recebiam quase todos o rendimento mínimo garantido Foram detidas 23 pessoas, entre elas uma mulher, e realizadas 50 buscas, escreve o Correio da Manhã. Nenhum destes suspeitos tem emprego, mas apresentam um nível de vida extremamente elevado. Por exemplo, um dos detidos vive numa moradia avaliada em 500 mil euros e tem um Mercedes que custa cerca de cem mil. Porém, apesar da vida de luxo, o grupo não abdicou de receber o rendimento mínimo. Os suspeitos vendiam armas entre os 200 e os 50 mil euros e tratava-se de um negócio de família". Fonte: Sol, 6/5/2010
      5. Anónimo , Lisboa, Portugal. 20.05.2010 10:09

        RSI custou 1,3 milhões por dia em 2009

        "O Rendimento Social de Inserção (RSI) custou aos portugueses cerca de 1,3 milhões de euros por dia durante este ano. Os dados actualizados da Direcção-Geral do Orçamento, apresentados pelo «Correio da Manhã», mostram que entre Janeiro e o passado mês de Novembro foram gastos 463,1 milhões de euros no que toca a esta prestação social. O RSI tem vindo a crescer e se olharmos para o intervalo entre 2004 e o presente ano essa subida é de 91 por cento. Para Eugénio Rosa, economista e membro da CGTP, esta tendência tem apenas um significado: «Reflecte o agravamento da pobreza em Portugal», cita o «Correio da Manhã». O ex-ministro do Trabalho Bagão Félix, contactado pelo jornal salienta que o RSI é uma prestação importante, mas que apenas deve ser utilizada em último recurso." Fonte: Agência Financeira 2009-12-23
      6. Anónimo , Sintra, Portugal. 20.05.2010 10:06

        Finórios

        Num país à beira da bancarrota, eis que os mais de 150,000 receptores do rendimento mínimo (que nos custa 1.3 milhões por dia), e cerca de 600,000 do subsídio de desemprego são demasiado finórios para sujar as mãos numas horas de trabalho social. Nem pensar! Indigno de um homem de esquerda, ou seja, um aristocrata do proletariado! Mas para estar de mão estendida, para isso já não há vergonha nenhuma...
      7. Artur Mendes , Amora. 20.05.2010 09:58

        A esquerda é muda e cega!

        Toda a gente conhece pessoas que vivem à custa de subsidios. Também acho que nada pior a uma pessoa que ficar em casa, isolado, sem nada para fazer, e a falar para as paredes! É outro tipo de maldição! Daí concordo com a proposto do PSD. Neste caso mais vale pecar por excesso. Contudo estou solidário com os verdadeiros desempregados, pessoas com muitos anos de desconto, e já com idade avançada, pessoas que não desejam tal situação, e que para elas a situação em que vivem é humilhante. O governo devia tratar os cidadão tendo em conta o contributo que os mesmos deram à sociedade. O que a esquerda cega e muda não vê, é que há parasitas a viver à custa de ...? Dos ricos? Não. Mas, sim, à custa de outros trabalhadores.
      8. Anónimo , Lx. 20.05.2010 09:43

        Ck

        A grande maioria do sub de rendimendo de inserção social é atribuido a QUEM nada faz, nem pela VIDA nem pelo País e muito menos pelos seu conterrâneos, por isso deveria ser apertada a fiscalização a sério ! Mas é claro que aos do sistema não lhes interessa nada que a coisa mude... pois perderiam muitos votos e isso não pode ser !!
      9. Ex-esquerdista , Fugir daqui. 20.05.2010 09:42

        Hipócrisia

        Esta atitude só revela que a esquerda esqueceu os valores de igualdade e de defesa da classe operária pela preguiça, laxismo e falta de solidariedade. Não se trata de trabalho escravo, quem não o quiser não o faz, fica é sem o subsídio. É uma hipócrisia dizer que é trabalho escravo. Com muita pena minha, cada vez mais a esquerda se afunda em falta de valores. Estamos condenados à direita incompetente. Resta-nos saber o que sairá da incógnita Passos Coelho.
        .
        .
      .

Sem comentários: