.
O conhecido teórico e esquerdista norte-americano, convidado para discursar numa universidade palestiniana, viu vetada, no passado domingo, a sua entrada na Cisjordânia, situação que despertou polémica no estado isrealita. Chomsky já anunciou que não voltará a entrar em Israel, sendo a palestra realizada através de videoconferência.
..
Noam Chomsky foi impedido pelos serviços de imigração israelitas de entrar na Cisjordânia. A decisão, divulgada no passado domingo, está a causar controvérsia em Israel.
.
O conhecido académico e activista de esquerda tinha sido convidado para dar uma conferência na Universidade de Birzeit, uma instituição palestiniana. Em declarações à Reuters, Chomsky afirma ter-se dirigido à Ponte de Allenby, no rio Jordão, um dos postos fronteiriços entre Israel e a Palestina. O norte-americano foi, então, impedido de atravessar a fronteira pelas autoridades israelitas.
.
"Aparentemente, não gostaram da ideia de eu dar uma palestra numa universidade palestiniana e não numa instituição israelita", explicou Chomsky.
.
O responsável pelo convite, o legista Mustafa al-Barghouti, mostrou-se indignado com a atitude dos funcionários israelitas. "Esta decisão é fascista e quase uma violação à liberdade de expressão", declarou Barghouti.
.
Representantes do governo de Tel-Aviv já anunciaram publicamente estarem "chocados" com o sucedido, e entendem que se tratou de uma decisão isolada de um membro do Ministério da Administração Interna a trabalhar naquele posto fronteiriço e não representa a posição do Estado.
.
"A ideia de que Israel está a barrar a entrada a pessoas cuja opinião é contrária aos valores defendidos pelo Governo é absurda", disse Mark Regev, citado pelo "New York Times". "Um oficial fronteiriço ultrapassou os limites da sua autoridade".
.
Noam Chomsky já fez, entretanto, saber que não vai voltar a Israel, sendo que a conferência prevista na Universidade de Birzeit será dada através de uma videoconferência na cidade de Amman, capital da Jordânia.
.
Com 81 anos de idade, Noam Chomsky é um dos mais conhecidos e controversos activistas políticos norte-americanos. Professor jubilado pelo Massachussets Institute of Technology, viveu em Israel na década de 50 e é um crítico acérrimo das políticas norte-americanas e israelitas. Chomsky mostrou-se contra a constituição de Israel como um estado judaico, mas defende a ideia da criação de dois estados.
.
.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário