Opinião
Opressão fiscal
Apressão fiscal tornou-se opressão de um Estado gastador e ineficiente. As medidas vão tirar dinheiro disponível às famílias e à economia, travando o frágil dinamismo económico.- 14 Maio 2010 - Correio da Manhã
O IVA é o imposto da receita garantida. É cego, porque tanto penaliza o rico quanto o pobre. Mas a injustiça social agravou-se com a subida de 5% para 6% nos bens essenciais.
.
Qualquer idoso, mesmo com reforma na casa dos 200 euros, sofre um aumento de 20% na contribuição fiscal para a compra de um medicamento. A taxa adicional é um imposto per capita sobre os trabalhadores.
.
Em vez de taxar o subsídio de Natal, o Governo optou por diluir essa taxa em suaves prestações mensais de 1% para rendimentos mais baixos e de 1,5% para o grosso da classe média. Este ano, quem recebe menos pagará 7% de um ordenado bruto mensal e a partir do quarto escalão do IRS sofrerá um corte de 10,5%. No próximo ano a pressão duplicará. Quando chegar o mês de Dezembro, o Estado já ficou com uma parcela relevante do subsídio de Natal.
.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário