A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

segunda-feira, maio 31, 2010

Consultora britânica aconselha a Grécia a sair do euro


Portugal e Espanha vistos como estando no mesmo caminho

31.05.2010 - 14:53 Por Lusa

O Governo grego foi aconselhado por economistas britânicos a deixar a zona euro para recuperar da crise da dívida, e países como Portugal podem seguir o mesmo caminho, de acordo com uma notícia divulgada pelo jornal britânico Sunday Times.
 
 (Foto: John Kolesidis/Reuters)

Os analistas do Centre for Economics and Business Research (Centro para a Investigação Económica e Empresarial) afirmaram que as autoridades gregas não conseguirão recuperar da crise da dívida sem desvalorizar a moeda de modo a promover as exportações.

Para isso, a Grécia terá de voltar à anterior moeda, a dracma, acrescenta o centro, que se define como um centro independente de investigação, citado pelo Sunday Times.

“Ao sair do euro, a mova moeda iria cair no mínimo 15 por cento. No entanto, como a dívida nacional é avaliada em euros, aumentaria o valor da dívida dos actuais 120 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) para 140 por cento”, disse em Atenas Doug McWilliams, presidente executivo do Centro para a Investigação Económica e Empresarial, citado pelo jornal britânico.

“Assim, parte do pacote de deixar o euro deve ser usado para converter a dívida na nova moeda nacional, de forma unilateral”, acrescentou.

O cenário de a Grécia sair do euro seria desastroso para os bancos alemães e franceses, que têm milhões de euros em títulos da dívida grega, disse ainda Doug McWilliams.

McWilliams designou esta via de “virtualmente inevitável” e afirmou que outros países poderão seguir esta solução, tal como Portugal.

“Espanha será provavelmente forçada a seguir a mesma via, tal como Portugal e a Itália, embora a situação da dívida italiana seja menos grave”, disse.
.
.

Sem comentários: