.
Miguel Cadilhe (na foto) era presidente do BPN, Abdool Vakil liderava o Banco Efisa, que colocou a emissão
.
* Miguel Alexandre Ganhão / D.R. com Lusa
.
‘Operação Cabaz’ engana clientes
É mais um ‘esquema’ que está a prejudicar centenas de clientes do Banco Português de Negócios (BPN). Uma emissão de papel comercial, no valor de 100 milhões de euros, da SLN Valor, emitido sem garantias e comercializado aos balcões do BPN em Julho de 2008 chega ao fim em 5 de Agosto. Não há dinheiro nem para pagar o capital, nem para pagar os juros. Os clientes que subscreveram a emissão estão desesperados e já ameaçaram de morte a administração da SLN Valor.
Depois de Miguel Cadilhe ter diagnosticado as insuficiências do BPN, propôs aos accionistas um aumento de capital de 300 milhões para reestruturar o banco, denominado ‘Operação Cabaz’. A SLN Valor, que detém 32,5% da SLN SGPS (dona do BPN), emitiu papel comercial no valor de 100 milhões de euros que foi vendido aos balcões do BPN. As condições da emissão eram arriscadas; no prospecto, o banco Efisa (entidade colocadora) refere que não confirmou as informações fornecidas pela SLN Valor de que a emissão era 'sem garantia' e que o mínimo de subscrição era de 50 mil euros.
.
Ao chegar ao fim do prazo, a SLN Valor não tem dinheiro para pagar. A esperança é a participação na OPI 92 (55%), empresa que detém vários terrenos em Alcochete avaliados em 1,2 mil milhões de euros. A SLN Valor está a negociar com dois bancos para conseguir liquidez que permita honrar o pagamento. O CM tentou contactar Miguel Cadilhe mas tal não foi possível até ao fecho desta edição.
.
'COMISSÃO NÃO É TRIBUNAL'
.
'A comissão não é um tribunal e as conclusões são políticas e não jurídicas.' As palavras de Sónia Sanfona, deputada do PS responsável pelo relatório final dos trabalhos da comissão, antecipam longa discussão em torno das conclusões, que serão apresentadas e votadas na terça-feira, sendo depois encaminhadas para a PGR.
.
Para o CDS-PP, 'as conclusões devem assentar em três pontos: houve fraudes gravíssimas cometidas pelo BPN, falhas gravíssimas e reiteradas dos supervisores e um défice na informação dada ao Parlamento na nacionalização'. Para o BE, o relatório deverá referir dados como a concessão de créditos e o 'recurso reiterado a offshores para evasão fiscal'. O PSD propõe a alteração de regulamentos da supervisão bancária e o PCP espera que 'a montanha não vá parir um rato'.
.
SAIBA MAIS
DE NOVO ARGUIDO
Após as suas declarações no DCIAP, Oliveira e Costa foi constituído arguido no processo que envolve Manuel Dias Loureiro. O ex-conselheiro de Estado foi ouvido de novo na quinta-feira.
.
275
milhões de euros é o montante da participação da SLN Valor na OPI 92. A empresa tem cerca de 550 milhões em activos, que estão completamente livres de ónus e hipotecas.
.
50 MIL
Era o mínimo que se podia subscrever. Há clientes que compraram o produto ‘em branco’, sem lerem as condições.
.
BPN NÃO ASSUME
A actual administração do BPN não quer assumir esta dívida. O banco diz que não se responsabiliza por uma emissão que não é da instituição.
.
in Correio da Manhã 2009.07.07
Sem comentários:
Enviar um comentário