A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sábado, julho 11, 2009

Carlos do Carmo mandatário de Costa

.

O candidato do PS à Câmara de Lisboa, António Costa, aposta em conquistar eleitores à sua esquerda. A apresentação formal da candidatura será na segunda-feira, no Jardim de São Pedro de Alcântara, agora com Carlos do Carmo a mandatário.

.
Paulo Paixão
.
18:36 Sexta-feira, 10 de Jul de 2009

.

O fadista Carlos do Carmo será o mandatário-geral da candidatura de António Costa à presidência da Câmara Municipal de Lisboa. A escolha de Costa recai numa figura da cultura, desde sempre apoiante do PCP (embora seja independente), com um perfil político oposto ao do seu antecessor, o advogado José Miguel Júdice (ex-militante do PSD), mandatário em 2007.

.

Interrogado se agora está a piscar o olho ao eleitorado comunista, António Costa ilude a questão. Diz que na sua opção pesou unicamente o facto de o cantor "ser uma referência de toda a cidade".

.

Carlos do Carmo recorda que sempre apoiou as alianças de esquerda à Câmara, lideradas pelos socialistas Jorge Sampaio e João Soares, ambos tendo Rui Godinho, do PCP, como número 2. "Gostaria de votar em Costa à frente de uma coligação. Não é possível; voto nele neste quadro".

.

O cantor foi um dos subscritores da petição que pretendia lançar uma candidatura única da esquerda à autarquia da capital. Quando lhe foi feito o convite por António Costa, o fadista não demorou muito a decidir-se. "Pessoalmente, dei logo o 'sim'. Mas disse ao António Costa que ia consultar a família. Quarenta e oito horas depois, confirmei a minha resposta".

Durante a sua permanência na Bica com António Costa, Carlos do Carmo cruzou-se com muitos velhos conhecidos
Durante a sua permanência na Bica com António Costa, Carlos do Carmo cruzou-se com muitos velhos conhecidos
Alberto Frias

Apoio de Saramago

.

O candidato e o mandatário encontraram-se hoje, sexta-feira, ao início da tarde, ao cimo do elevador da Bica. Um local sugerido pelo fadista, que assim regressou ao bairro onde nasceu e viveu até se casar. Durante a permanência no local, Carlos do Carmo cruzou-se com muitos velhos conhecidos.

.

Horas antes de se avistar com o cantor, o candidato do PS recebera já um apoio de peso da área comunista: José Saramago. Pela manhã, na assinatura do protocolo para a produção de um filme sobre a vida do próprio escritor, o Nobel da Literatura disse a António Costa: "Espero que seja presidente por muitos anos mais! (...) As coisas não acontecem por si mesmas. É preciso fazê-las acontecer. Espero que isso venha a suceder, a tempo de ganhar as eleições".

.

José Saramago foi presidente da Assembleia Municipal, indicado pelo PCP, partido do qual é militante. Foi eleito no quadro da aliança entre socialistas e comunistas, entre outras forças, que levou Jorge Sampaio à presidência da Câmara de Lisboa, há duas décadas
.
.

Sem comentários: