A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, julho 16, 2009

Evo Morales acusa participação dos EUA no golpe de Honduras


.

O presidente boliviano Evo Morales assegurou que o Comando Sul da Armada dos Estados Unidos interveio no golpe de Estado de Honduras, que derrubou o presidente Manuel Zelaya, em 28 de junho.

.

"Existe a informação de que o império do Estados Unidos, mediante seu Comando Sul, é responsável pelo golpe de Estado em Honduras. Portanto, é o império contra o povo, e o povo historicamente derrotou os diferentes impérios", declarou Morales, em uma entrevista coletiva que concedeu na noite dessa segunda-feira em Montevidéu, capital do Uruguai.

.
O mandatário disse que a suposta participação de Washington na deposição do presidente Zelaya configura uma "agressão e provocação". "O golpe que poderia ter ocorrido na Bolívia no ano passado está acontecendo agora em Honduras", acrescentou.

.
Evo preferiu não acusar diretamente o presidente norte-americano, Barack Obama. "Talvez ele (Obama) não saiba disto, mas a estrutura do império continua em vigor. É uma agressão, uma provocação", disse.

.
Morales e o presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, divulgaram ontem um comunicado conjunto no qual manifestaram repúdio ao golpe em Honduras e reafirmaram que não reconhecerão o governo de facto do país, encabeçado por Roberto Micheletti, nomeado presidente pelo Congresso.

.
"Após o ocorrido, temos a obrigação de fazer uma profunda reflexão sobre como se vive em uma ditadura, já que as novas gerações talvez não saibam", enfatizou o boliviano.
.
Durante uma visita de nove horas ao Uruguai, a primeira que fez como presidente, Morales discutiu a possibilidade de obter uma saída para o Oceano Atlântico e a venda de gás boliviano. Também houve conversas sobre temas ligados à educação, à saúde e à integração regional.
.
O mandatário revelou que, além de se reunir com Vázquez, pôde ainda conversar com o candidato à presidência uruguaia pela coalizão governista Frente Ampla, José Mujica, e com o escritor Eduardo Galeano.
.
Mediação da Costa Rica continua sábado
.
O presidente da Costa Rica, Oscar Arias, anunciou ter convidado as novas autoridades Honduras e as depostas mediante o golpe de Estado de 20 de junho a se retomarem o diálogo no próximo sábado. O presidente derrubado pelos militares, Manuel Zelaya, que ontem deu um ultimato para que os golpistas abandonem o poder, se encontra na Guatemala, à espera da próxima etapa da mediação costa-riquenha para solucionar a crise política de Honduras.
.
O encontro representará uma nova tentativa de prosseguir com as conversas iniciadas na semana passada. Arias anunciou que a reunião com as partes será realizada no próximo sábado, mas pode se estender até o domingo, caso não seja alcançado um acordo.
.
O encontro será realizado novamente na residência oficial de Arias, em San José, capital da Costa Rica. As delegações do governo golpista e do governo deposto também participarão da reunião.
.
Com agência

.

.

in Vermelho - 14 DE JULHO DE 2009 - 17h52

.

.

Sem comentários: