A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, julho 09, 2009

Recessão na Europa continua em 2010


09-Jul-2009
Previsões económicas dizem que a zona Euro vai demorar a recuperar da crise e o desemprego aumenta em 2010. Foto landahlauts/FlickrAs previsões do FMI para o próximo ano estão mais optimistas e reforçam a possibilidade da economia mundial poder sair da recessão. A excepção é a zona Euro, a única economia do mundo que continuará em queda em 2010. Mas a recuperação da economia não significa um abrandamento dos efeitos da crise e o desemprego vai aumentar.

.

A revisão em baixa do crescimento esperado na zona Euro, publicado nas novas previsões do Fundo Monetário Internacional, contrasta com o optimismo face à evolução da economia da China, Índia ou dos EUA. O FMI previa que a contracção da economia europeia seria de 4,2% e agora corrigiu a previsão para uma queda de 4,8% em 2009 e 0,3% em 2010. No mesmo período, os EUA crescem 2,6% e 0,8%, a China 7,5% e 8,5% e a Índia 5,4% e 6,5%.

"As condições financeiras melhoram mais do que o esperado, principalmente devido à intervenção pública", diz o relatório do FMI. As previsões indicam que a actividade da economia mundial deve ter uma variação negativa de 1,4% em 2009, recuperando o crescimento já no próximo ano, com 2,5%.
.
O comportamento negativo da zona euro é justificado com a dependência das exportações, que inevitavelmente sofre com a quebra do comércio mundial de bens e serviços, estimado em 12,2% para este ano (mais 1,2% do que dizia a anterior previsão) e cuja recuperação em 2010 (prevista em 1%) não é suficiente para arrastar as economias mais fortes da zona Euro.
.
Uma previsão que se mantém constante é a da subida do desemprego em 2010. Apesar dos sinais de recuperação económica, o efeito da crise na vida das pessoas prolongar-se-á por mais tempo. Já na semana passada o director do Departamento do Hemisfério Ocidental do FMI dizia aos ministros das Finanças dos países americanos que "embora estejamos começando a ver sinais de revitalização, os números de desemprego continuarão a deteriorar-se".

.

.

in Esquerda.net

.

.

Sem comentários: