A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quarta-feira, julho 14, 2010

Cavaco entre o lar “euromilhões” e a escola-refeitório

Segurança Social

13.07.2010 - 18:02 Por Nuno Sá Lourenço
O segundo dia de roteiro presidencial revelou os dois extremos do sistema de segurança social. Uma residência para idosos onde a estes nada falta, e uma escola que se vê forçada a permanecer aberta todos os dias para que as crianças tenham o que comer.
.
“Emergência social”. Foi este o mote do último dia do roteiro presidencial sobre comunidades locais inovadoras. Cavaco Silva aproveitou a sua passagem pelos dormitórios da capital para “dar visibilidade” a “bons exemplos” e assim exigir mais do Governo, comunidades e encarregados de educação.

A passagem pelo agrupamento de escolas de Serra das Minas, Sintra, serviu para o Presidente pedir às famílias mais apoio à escola e ao Governo mais liberdade para os responsáveis educativos.

O encontro com 30 directores de escolas e agrupamentos serviu para o chefe de Estado concluir que a “realidade educativa do concelho era muito complexa”, com 51 mil alunos, 13 por cento dos quais estrangeiros e 38 por cento são crianças carenciadas.

Exigiu por isso, ao Governo mais para as escolas e aos pais mais atenção: “Precisamos de mais poderes, precisamos de mais autonomia, eles fazem milagres, mas os pais não podem entregar a criança de manhã na escola deixá-la lá até às sete da tarde e dizer resolvam tudo”, advertiu Cavaco Silva, considerando que Portugal precisa de “ir buscar o exemplo àqueles países em que a escola é assumida com orgulho por toda a comunidade”.

O destaque dado a Serra das Minas tinha que ver com a resposta que a escola se via forçada a dar às crianças. De acordo Com Fernando Seara, autarca de Sintra, a escola está a fornecer aos seus alunos uma refeição quente 365 dias por ano. Mesmo durante as férias, a escola mantém o refeitório mantém-se aberto para que as crianças tenham o que comer.

Uma resposta à altura das necessidades em Sintra, contra uma resposta acima das necessidades em Oeiras. Na câmara liderada por Isaltino Morais, Cavaco Silva visitou unidade residencial para idosos que ia muito além dos habituais serviços prestados. A inovação estava principalmente na unidade de residência assistida. Um piso da residência, com capacidade para 23 pessoas aí se instalarem provisoriamente. “Para quando as famílias vão de férias, por exemplo, podem deixar aqui os seus idosos durante algum tempo”, exemplificou Manuel Gerardo, presidente da Associação Apoio, responsável por parte da gestão do edifício.

“Saiu-me o euromilhões”, reconheceu uma idosa cumprimentada pelo Presidente e utente das instalações. Os idosos têm acesso àquelas instalações pagando uma mensalidade de acordo com os seus recursos. O que quer dizer que há quem pague seis euros como há quem pague 96 para viver ali.

.

Comentários 1 a 10 de 13




  1. Karluz . 14.07.2010 08:46
    Via PÚBLICO

    É de ir...

    Será que El-Rei já foi a Bora-Bora? Ele que aproveite que agora pagamos nós.



  2. ze paulo , lisboa. 14.07.2010 14:50

    Isto não faz sentido.

    O primeiro ministro que mais tempo esteve no poder,que mais meios teve,que praticou enquanto tal uma política neoliberal,que como tal foi um que mais contribuiu para a crise actual,que continua como PR a preconizar as mesmas receitas que levaram o país à pobreza,que achava há dias que pela "cooperação estratégica" Portugal "está no bom caminho",cujo seu séquito acha que os salários devem ser reduzidos 20% ( João Salgueiro) tem um mínimo de seriedade para dizer o que diz?



  3. Ricardo , Braga. 14.07.2010 12:52

    qdb

    A responsabilidade dos pobres é dos ricos?? Claro que sim, aliás, toda a gente tem imensa vontade de trabalhar, de dar o máximo, de fazer alguma coisa para sair da miséria. A culpa é sempre dos outros, dos que têm muito. Esse racíocinio pode aplicar-se a alguns, mas grande parte daqueels que vemos a passar o dia no café a beber imperiais, a ver os programas da tarde, porque o subsídio dá menos trabalho que ter que acordar cedo e ir dar no duro. Mas claro, a culpa, é do patrão... Por mais medíocre que seja o nível médio de chefias neste país, o nível dos trabalhadores e vontade destes de trabalhar, está no mesmo patamar...



    • c.morais , v.n.gaia. 14.07.2010

      RE: qdb

      A Pobreza, amigo Ricardo é muito mais do que esse grupo de gente que o indigna a si e todos os que, como eu, trabalham há mais de 3 décadas por um salário que alguns ganham em ... 5 minutos de elevador antes de chegarem ao gabinete (os gestores de topo - chamam-se eles a eles mesmos!!) é nessa Pobreza que os "ricos" têm a quase total responsabilidade e, por isso, os devemos responsabilizar e pedir contas! Não vire a sua ira para os ditos "rendimentos mínimos".... essa gente leva migalhas em comparação com os milhões de Oliveiras e Costas, Dias Loureiros, e outros .... quer mais 100 nomes, só de gente conhecida?



  4. jorge leitao , aveiro. 14.07.2010 08:26

    A justiça no seu melhor

    E quando voltar a recorrer vão ser retirados os 2 anos de prisão e o dito politico ainda vai pedir uma indemnização por toda esta trapalhada.Lá dizia o tal deputado socialista da assembleia Aveirense, neste país só vai preso quem roubar um pão, quer ele dizer que só o desgraçado, o pobre que não tem meios para se defender é que vai preso.



  5. qdb , Nenhures. 14.07.2010 07:53

    Há melhor a fazer

    O Presidente em vez de lamentar os pobres, o que não resolve nada, devia ocupar-se dos ricos que, êsses, estão na origem dos pobres. Mas para isto seria necessária uma outra envergadura.



  6. Maria Atenta , Planalto Central. 14.07.2010 06:01

    Isaltino Morais - O Melhor Autarca do País

    O trabalho que Isaltino Morais tem feito em Oeiras devia servir de exemplo para a maioria dos autarcas do País! Os autarcas deviam fazer nas suas autarquias o mesmo que Isaltino faz em Oeiras. Parabéns Isaltino Morais. Não sou votante em Oeiras, mas cada vez mais aprecio o trabalho exemplar que Isaltino Morais fez e faz em Oeiras. Deve ser o melhor autarca do País e com obra feita.



    • casefaz , Lisboa. 14.07.2010

      RE: Isaltino Morais - O Melhor Autarca do País

      Sim, mas porque acha que o sr. Isaltino fez tão bom trabalho, foi pelos seus lindos olhos? É um traste como muitos outros, que deve ir preso como sentenciou o Tribunal. Mas não há mais...que nos enganam com palavrinhas mansas.



  7. Manuel Crúzio , Coimbra - Portugal. 14.07.2010 01:06

    Emergência Social e 2 notas sobre o artigo

    1- Agrupamento de escolas de Serra das Minas, Sintra - 51.000 alunos, 13% estrangeiros, (6.630) e 38% carenciados, (19.380). Entregar a criança de manhã na escola deixá-la lá até às sete é um atentado, diz o Sr. PR. Fernando Seara, autarca de Sintra, diz fornecer aos seus alunos uma refeição quente 365 dias por ano. 2 - Na Autarquia de Isaltino Morais, Cavaco Silva visitou unidade residencial para idosos de elite. Os idosos têm acesso àquelas instalações pagando uma mensalidade de acordo com os seus recursos. O que quer dizer que há quem pague seis euros como há quem pague 96 para viver ali. Quanto à nota 1 - Os Agr. Escolas continuam a engordar, obrigando ao afastamento dos alunos do seu agregado familiar e, ao apertar dos seus orçamentos. F. Seara, tem o dever moral de os colmatar com a tal refeição quente que era tomada em casa. A criança não pode ser entregue na Escola de manhã pelos pais e deixá-la lá até às sete, mas o Sr. PR sabe, que muitas crianças vão sozinhas, porque os pais não usam os mesmos transportes para o trabalho. A (escola a tempo inteiro) é do governo, com assinatura da PR. Nota 2 - Será um crime prender I.M., porque, os idosos de António Costa, precisam dele.



  8. Carlos , Brisbane Austrália. 14.07.2010 00:31

    A campanha continua

    Assim é fácil. Com o dinheiro de todos nós o PR já anda numa roda viva. É só visitas e roteiros para a comunicação social dar cobertura, e poder ir recolhendo os votos dos parolos. Durante estes anos de presidência o que fez para impedir que o País esteja como está? Estou farto de conversa. Quero é ver acções. Ainda por cima é no minimo lirico. Que alternativas têm os pais, que são ambos obrigados a trabalhar fora de casa, senão a depositar os filhos nas escolas. É que estes pais não têm duplas e triplas reformas, nem podem pôr os filhos na católica.



  9. Luis , Porto. 14.07.2010 00:21

    Pacóvio....

    Este cavaco é mesmo um pobretanas ( apesar de nos ficar por 21Milhões/ano) com este calorzinho podia fazer uma visita de estado às Seychelles.


  10. Anónimo , .. 13.07.2010 22:59

    A pobreza crónica

    Pobre país em que uma escola tem que manter o refeitório aberto todo o ano para que as crianças possam comer alguma coisa!... Somos o retrato chapado de um país do Terceiro Mundo na Europa! Viva a democracia da miséria, com os Governos do PS e do PSD no comando.
    .
    Segurança Social

    Cavaco entre o lar “euromilhões” e a escola-refeitório

    13.07.2010 - 18:02 Por Nuno Sá Lourenço
    O segundo dia de roteiro presidencial revelou os dois extremos do sistema de segurança social. Uma residência para idosos onde a estes nada falta, e uma escola que se vê forçada a permanecer aberta todos os dias para que as crianças tenham o que comer.
    “Emergência social”. Foi este o mote do último dia do roteiro presidencial sobre comunidades locais inovadoras. Cavaco Silva aproveitou a sua passagem pelos dormitórios da capital para “dar visibilidade” a “bons exemplos” e assim exigir mais do Governo, comunidades e encarregados de educação.

    A passagem pelo agrupamento de escolas de Serra das Minas, Sintra, serviu para o Presidente pedir às famílias mais apoio à escola e ao Governo mais liberdade para os responsáveis educativos.

    O encontro com 30 directores de escolas e agrupamentos serviu para o chefe de Estado concluir que a “realidade educativa do concelho era muito complexa”, com 51 mil alunos, 13 por cento dos quais estrangeiros e 38 por cento são crianças carenciadas.

    Exigiu por isso, ao Governo mais para as escolas e aos pais mais atenção: “Precisamos de mais poderes, precisamos de mais autonomia, eles fazem milagres, mas os pais não podem entregar a criança de manhã na escola deixá-la lá até às sete da tarde e dizer resolvam tudo”, advertiu Cavaco Silva, considerando que Portugal precisa de “ir buscar o exemplo àqueles países em que a escola é assumida com orgulho por toda a comunidade”.

    O destaque dado a Serra das Minas tinha que ver com a resposta que a escola se via forçada a dar às crianças. De acordo Com Fernando Seara, autarca de Sintra, a escola está a fornecer aos seus alunos uma refeição quente 365 dias por ano. Mesmo durante as férias, a escola mantém o refeitório mantém-se aberto para que as crianças tenham o que comer.

    Uma resposta à altura das necessidades em Sintra, contra uma resposta acima das necessidades em Oeiras. Na câmara liderada por Isaltino Morais, Cavaco Silva visitou unidade residencial para idosos que ia muito além dos habituais serviços prestados. A inovação estava principalmente na unidade de residência assistida. Um piso da residência, com capacidade para 23 pessoas aí se instalarem provisoriamente. “Para quando as famílias vão de férias, por exemplo, podem deixar aqui os seus idosos durante algum tempo”, exemplificou Manuel Gerardo, presidente da Associação Apoio, responsável por parte da gestão do edifício.

    “Saiu-me o euromilhões”, reconheceu uma idosa cumprimentada pelo Presidente e utente das instalações. Os idosos têm acesso àquelas instalações pagando uma mensalidade de acordo com os seus recursos. O que quer dizer que há quem pague seis euros como há quem pague 96 para viver ali.

    • 2674 leitores
    • 13 comentários

    URL desta Notícia

    http://publico.pt/1446609

    Comentário + votado

    Isto não faz sentido.

    O primeiro ministro que mais tempo esteve no poder,que mais meios teve,que praticou enquanto tal ...
    ze paulo

    Comentários 11 a 13 de 13




    1. Pierre , Oásis laranja e rosa. 13.07.2010 22:56

      Apoio às criancinhas e aos velhinhos.

      Quem semeia sempre colhe.



    2. miguuel Bernardo Lima da Fonseca , Bagança. 13.07.2010 22:08

      comentário pateta...

      Que patetice "amigo" de Braga....................................................................



    3. Anónimo , Braga. 13.07.2010 18:56

      Cavaco para o LAR

      Acho que o presidente em vez de se recandidatar podia ficar já no LAR com 70 anos e só a dizer banalidades e evidências está numa optima idade para a reforma, deveria ser proibido os candidatos terem mais de 65 anos. Já recebem reformas e ainda ocupam lugares que pelo mundo de hoje já não estão devidamente preparados.



      • carlos txra , Porto. 14.07.2010

        RE: Cavaco para o LAR

        Este nunca esteve preparado para o lugar em que está. O seu ingresso como salvador da Pátria, deveu-se unicamente,á rodagem que teve que fazer ao carro novo(será que o estourou ?)e que o levou na altura á Figueira da Foz......


      • Vítor , Lisboa. 13.07.2010

        RE: Cavaco para o LAR

        O problema não é a idade...
        .
        .

Sem comentários: