Natália Ferraz
A ministra da Saúde, Ana Jorge, visitou o centro e ficou a par das inovações terapêuticas
Alcoitão: Centro de Reabilitação recebe doentes do público
Os  sinistrados de acidentes de viação e de trabalho, os doentes de  acidente vascular cerebral (AVC) e outros pacientes referenciados pelo  Serviço Nacional de Saúde (SNS) podem, a partir de 1 de Agosto  (domingo), fazer reabilitação no Centro de Medicina de Reabilitação do  Alcoitão.
- 29 Julho 2010 - Correio da Manhã
A  abertura da unidade aos utentes do SNS era um desejo dos doentes já com  mais de uma década, que se torna agora possível devido ao financiamento  em 25 milhões de euros pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e  Vale do Tejo (ARSLVT), por um período de três anos.
.
.
Rui  Portugal, presidente da ARSLVT, sublinhou ao CM o desbloqueio de  verbas: "Nos últimos anos não terá havido condições financeiras para se  estabelecer um protocolo".
.
.
A Misericórdia de  Lisboa, que gere a unidade, acolhe com agrado a abertura ao SNS. Para um  reforço no financiamento das actividades sociais e de saúde, o  provedor, Rui Cunha, anunciou a criação de novos jogos sociais. "No  próximo ano iremos ter novos jogos, até porque o Euromilhões  ‘canibalizou’ outros jogos".
.
.
O director clínico e  presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar de Lisboa  Norte – que integra os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente –  referiu ao CM que "o encaminhamento de doentes para o centro de Alcoitão  representa uma despesa de cinco milhões de euros por ano".
.
.
A  ministra da Saúde, Ana Jorge, sublinhou a importância do protocolo.  "Era desejado há muitos anos que este Centro recebesse doentes do SNS.  Agora passa a receber da área de Lisboa e Vale do Tejo, mas as portas  não estão fechadas para doentes de outras regiões".
.
.
Segundo  a directora clínica, Maria Jesus Rodrigues, "20 a 30 por cento dos  doentes ficam aptos para a trabalhar após a reabilitação e 90% recuperam  das lesões".
.
.
É o caso de Júlio Trindade, de 71 anos. "Faço reabilitação depois de ter tido um AVC há cinco anos". 
.
- Comentário feito por:Rui Silva
- 29 Julho 2010
se  não existi-se oSNS morria-mos todos, tive um acidente de trabalho do  qual resoltou danos graves na minha saude, como sempre a seguradora  descartou-se o caso está em tribunal e à 4 anos ando a ser seguido no  SNS...
- Comentário feito por:Amaral
- 29 Julho 2010
- Comentário feito por: Anónimo
- 29 Julho 2010
- Comentário feito por: Anónimo
- 29 Julho 2010
Agradeço  que  alguém   diga  ...quanto custa os  doentes nas mesmas situações .Doentes de 1ª  atendidos através da ADESE  / EDP /PETROGAL/ TAP  / PT  etc   ,pois  estes  não são  de 2ª   enão  vão ao SNS  ...SABIAM????
..
 
 
- Comentário feito por:Rui Silva 
- 29 Julho 2010
se não existi-se oSNS morria-mos todos, tive um acidente de trabalho do qual resoltou danos graves na minha saude, como sempre a seguradora descartou-se o caso está em tribunal e à 4 anos ando a ser seguido no SNS...