Banca paga 4,3% em impostos
Os quatro maiores bancos privados portugueses tiveram um lucro combinado de 792,1 milhões de euros na primeira metade de 2010. É um lucro de 4,35 milhões de euros por dia, que contrasta com o valor dos impostos pagos aos cofres do Estado.
- 0h30 - 2010.07.30 Correio da Manhã
Com a revelação ontem dos resultados do Santander Totta, cujos lucros desceram 11% para 247 milhões de euros no primeiro semestre do ano, face ao período homólogo, percebe-se que o banco de Nuno Amado, ao lado do BCP, BES e BPI, apesar dos 792,1 milhões de euros de lucro, pagaram em impostos 98,6 milhões de euros.
.
.
Se olharmos apenas para o ano de 2009, a Banca, na sua totalidade, teve lucros de 1725 milhões de euros mas pagou 74 milhões em impostos sobre esse resultado líquido. É uma taxa efectiva de 4,3 por cento sobre os lucros. Isto, porque vários milhões devidos ao Estado são diferidos, ou seja, podem ser "recuperados no futuro se forem gerados lucros suficientes", o que tem acontecido.
.
.
Faltando os resultados da Caixa Geral de Depósitos, é o BES, de Ricardo Salgado, que lidera o ranking dos lucros, com 282,2 milhões de euros, seguido do Santander Totta e do BCP. A instituição liderada por Fernando Ulrich, BPI, ocupa o quarto lugar.
.
.
.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário