A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, julho 29, 2010

EUA e seus direitos humanos: Matar Fidel Castro

Essa matéria foi publicada na Edição 443 do Jornal Inverta, em 09/02/2010 

Agora que os Estados Unidos e seus aliados em sua campanha midiática contra Cuba se proclamam defensores da vida humana, os cubanos recordam o que desmente isso, entre outras muitas coisas, as 640 tentativas de assassinar Fidel Castro. 
Agora que os Estados Unidos e seus aliados em sua campanha midiática contra Cuba se proclamam defensores da vida humana, os cubanos recordam o que desmente isso, entre outras muitas coisas, as 640 tentativas de assassinar Fidel Castro.
.
Não é segredo para ninguém que esse insólito número de tentativas de atentados contra a vida do dirigente de um país fizeram parte da estratégia oficial traçada pelas mais altas autoridades estadunidense e cuja instrumentação foi ordenada aos organismos de inteligência e espionagem.
.
Recentemente, recordou-se o 50° aniversário da Ordem Executiva assinada pelo presidente dos Estados Unidos, Dwight Eisenhower, em março de 1960, outorgando luz verde a todas as operações encobertas destinadas a derrubar o governo cubano, entre as quais sempre priorizaram os ataques terroristas e o projeto de eliminação física de Fidel Castro.
.
Documentos abertos ou semiabertos pelos Arquivos inclusive da Agência Central de Inteligência (CIA), confissões dos detentos nas tentativas de consumar os fatos ou daqueles que se aventuraram na invasão da Playa Girón, audiências parlamentares reveladoras e até meia dúzia de filmes revelando tais planos são as melhores provas existentes.
.
A insólita variedade de formas escolhidas para eliminar o dirigente da Revolução cubana poderiam parecer elementos novelescos se não tivessem constituído ações concretas aprovadas pelas mais altas autoridades dos Estados Unidos.
.
Desde tentar envenenar Fidel Castro durante o consumo de um alimento ou de um charuto habano, até comprar a traição de quem lhe dispararia durante um ato na Universidade de Havana, passando por outras muitas modalidades de assassinato, constituíram tentativas frustradas pela eficiência da Segurança do Estado cubano.
.
Os complôs para conseguir esse objetivo no exterior foram de alta peliculosidade e seus fracassados autores sempre foram protegidos pelas instâncias estadunidenses que lhes encarregaram tais projetos de magnicídio.
.
Um dos últimos foi o preparado no Panamá, com motivo da celebração de uma Cúpula Panamericana de Chefes de Estado e Governo, frustrado pela denúncia de Cuba e que se tivesse materializado, teria custado um incontável número de vidas ao explodir o local onde falaria Fidel na Universidade como paraninfo para uma multidão de estudantes.
.
Ali apareceu como autor, uma vez mais, o notório terrorista Luis Posada Carriles, preso, condenado por um juiz e perdoado depois pelo governo panamenho e acolhido com os braços abertos pelos grupos terroristas de Miami para que continuasse suas tarefas.
.
Estas centenas de projetos de assassinato que não tiveram sucesso não apareceram nunca como uma violação do direito à vida para aqueles que então os ordenaram, organizaram e executaram e nunca perderam a esperança de poder consumá-los.
.
Para os cubanos é fácil identificá-los agora como os mesmos que dirigem a campanha midiática contra Cuba e se proclamam defensores dos direitos humanos, acompanhados por aqueles que nunca levantaram um dedo sequer para condenar este tipo de terrorismo de Estado contra a nação antilhana.

Javier Rodríguez
Prensa Latina
.
.

Sem comentários: