A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

domingo, julho 18, 2010

Jerónimo de Sousa acusa Passos Coelho de querer desvalorizar Parlamento

Revisão Constitucional
17.07.2010 - 18:26 Por Lusa
O secretário geral do PCP, Jerónimo de Sousa, acusou hoje o PSD de querer aumentar os poderes do Presidente da República desvalorizando o Parlamento e afirmou que o actual regime semipresidencial tem garantido a estabilidade da democracia portuguesa.


“Consideramos que sempre ficou provado ao longo da história do nosso regime democrático que este regime semipresidencial, de equilíbrio de poderes entre o Presidente da República e a Assembleia da República, mostrou potencialidades e grande estabilidade democrática”, disse.

“Não se entende a posição do PSD, que quer, no seu quadro de subversão da Constituição, aumentar os poderes do Presidente da República desvalorizando a Assembleia da República. Creio que é uma proposta que não pode ser desinserida daquilo que o PSD pretende fazer em relação a minar os fundamentos em que assenta o regime democrático”, acrescentou o líder comunista.

Em entrevista ao PÚBLICO, o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, defendeu que no âmbito de uma revisão constitucional o Presidente da República passe a poder demitir o Governo e que o Parlamento possa substituí-lo através de uma moção de censura construtiva.

Jerónimo de Sousa falava aos jornalistas no final de um almoço com centenas de militantes comunistas em Santiago do Cacém, onde reafirmou a discordância do PCP em relação às medidas de austeridade propostas pelo Governo no âmbito do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC).

Num concelho onde está previsto o encerramento de diversas escolas do ensino básico, na sequência da decisão do Governo de fechar os estabelecimentos com menos de 21 alunos, Jerónimo de Sousa criticou também a política governamental na área da Educação, convicto de que se trata de uma medida que vai contribuir para aumentar a desertificação de diversas regiões.

Questionado sobre a disponibilidade do PCP para integrar um eventual Governo de coligação, em que participassem todos os partidos com representação parlamentar, e não apenas PS, PSD e CDS, como propôs o líder do CDS/PP, Paulo Portas, o secretário geral do PCP defendeu que a questão central seria sempre em torno das políticas a realizar por esse Governo.

“Uma proposta dessa natureza pressupunha uma questão central: que política é que esse Governo ia realizar, porque não se pode pensar formar um Governo com todos, para fazer uma política que serve apenas alguns”, disse.

Jerónimo de Sousa acrescentou que o PCP tem uma política alternativa às “políticas de direita” dos três maiores partidos e disse não acreditar na possibilidade de um entendimento com os restantes partidos da direita e da esquerda.

“Nós temos uma política alternativa, mas não acreditamos que PS, PSD e CDS estejam de acordo com essa proposta. Esse é que é o obstáculo”, disse.

“A questão é saber: um Governo para quê? Para fazer que política? Enquanto não houver essa definição, obviamente o PCP não alinha numa caldeirada de peixe estragado, em que a política seria a coisa mais secundária e apenas o poder é que determinasse os comportamentos”, concluiu Jerónimo de Sousa. 
.
.

Sem comentários: