A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sábado, julho 31, 2010

Banca: Financiamento difícil


Empresas sem crédito

Os bancos endureceram os critérios para emprestar a famílias e empresas no segundo trimestre do ano e antecipam que as exigências voltem a aumentar durante o terceiro trimestre, de acordo com o Banco de Portugal.
  • 29 Julho 2010 - Correio da Manhã
Por:Pedro H. Gonçalves
.
Segundo o inquérito a cinco grupos bancários portugueses sobre o mercado de crédito, realizado em Julho, a Banca justifica-se com "a deterioração das condições de acesso ao financiamento de mercado, o aumento do custo de capital e, em menor grau, a deterioração dos riscos apercebidos por parte dos bancos". Na prática, a alteração dos critérios traduziu-se, explica o banco central, "num aumento dos spreads aplicados, especialmente nos empréstimos de maior risco, bem como no aumento da exigência das outras condições contratuais". Em termos de procura, a crise também está a ter os seus efeitos: os portugueses pediram menos dinheiro emprestado, quer para comprar casa quer para financiar o consumo. A influenciar esta quebra estiveram as "perspectivas relativas ao mercado da habitação" e, ainda, a queda da confiança entre os consumidores.
.
Portugal foi autorizado pela Comissão Europeia a prolongar as ajudas à Banca até ao final do ano, exactamente para facilitar o acesso ao crédito das famílias e empresas.
.
.

Sem comentários: