Luís Duarte
Jovens continuam a não conseguir um emprego
Trabalho: Taxa de desemprego em Portugal fixou-se nos 10,8 por cento
Dois em dez jovens no desemprego
Desemprego no País recua uma décima, mas continua em máximos históricos. Portugueses com menos de 25 anos são os mais afectados.- 0h30 Correio da Manhã 2010 07 31
Portugal  continua com uma taxa de desemprego acima da média da União Europeia e,  entre os jovens, o cenário continua negro. Dois em cada dez portugueses  com menos de 25 anos não tem trabalho.
. 
Os números  do Eurostat ontem revelados apontam para uma taxa de desemprego em  Portugal, em Junho, de 10,8 por cento, uma diminuição aplaudida pelo  Governo de 0,1 por cento face ao mês anterior. Mas em termos homólogos,  ou seja, no mesmo mês de 2009, os dados revelam uma subida da taxa de  desemprego de 9,7 para 10,8 por cento. A média da UE a 27 fixa-se nos  9,6 por cento.
Os jovens continuam a ser os mais  castigados com a falta de emprego. A taxa fixou-se nos 21,5 por cento no  mês de Junho. Apesar de ser um recuo de quatro décimas face a Maio, o  Eurostat revela que, em Junho de 2009, a taxa de desemprego entre os  jovens era mais baixa: 19,6 por cento. A tendência revelada pelos  números do Instituto Nacional de Estatística mostra que há cada vez mais  jovens licenciados no desemprego.
. 
Para o líder do  PSD, Pedro Passos Coelho, 'a questão do desemprego não traz muita  novidade. Como sabe, o desemprego tem efeitos sazonais que são  perfeitamente antecipáveis. Nós sabemos que, durante o Verão, o  desemprego tende sempre a ser mais baixo e o emprego sazonal a ser um  pouco mais elevado'.
. 
Para o PCP, o emprego temporário de Verão é a causa para esta 'descida insignificante' na taxa de desemprego do País.
. 
'BOA NOTÍCIA', DIZ O GOVERNO
O  secretário de Estado do Emprego, Valter Lemos, considerou ontem que a  inversão da tendência da taxa de desemprego é uma 'boa notícia' para  Portugal. 
. 
'Naturalmente, ainda continuamos com  taxas de desemprego elevadas, mas, neste caso, o sentido da tendência é o  que importa referir', disse o secretário de Estado. O recuo de 0,1 por  cento dá 'bons sinais' ao País, porque Portugal 'deixa, assim, de estar a  subir para estar a descer' em termos de desemprego estimado pelo  Eurostat. 
.
.
 
 
Sem comentários:
Enviar um comentário