A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, julho 08, 2010

PCP - Intensificar a luta pela ruptura e pela mudança


8072010tarjetalx.jpg

07-Jul-2010
 
A DORS do PCP, reunida a 1 de Julho de 2010, abordou a situação social na região. 
.
O novo programa de medidas de austeridade - com o roubo nos salários, o aumento dos preços, nomeadamente de bens essenciais, entre os quais medicamentos e transportes públicos, o corte nos apoios e prestações sociais e maiores restrições no acesso ao subsídio de desemprego -, na sequência do Programa de Estabilidade e Crescimento - que prevê privatizações e o corte no investimento público, com particular reflexo nos cortes aos orçamentos das autarquias locais - tem como objectivo aumentar a exploração sobre os trabalhadores, reduzir direitos e avolumar as injustiças e as desigualdades, invocando o pretexto da crise.


As medidas impostas por PS e PSD agravam os problemas económicos, sociais e culturais com que o país se confronta, empobrecem os trabalhadores, o povo e o país, enriquecem ainda mais os grupos económicos, favorecem a especulação, agravam a dependência externa, destroem a capacidade produtiva do país. Exigem por isso mesmo que se intensifique a luta pela ruptura e pela mudança de política.

A Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP saúda a marcação por parte da CGTP-IN do dia 8 de Julho como Dia Nacional de Protesto e Luta, que será marcado no distrito por uma manifestação em Setúbal, às 9h30, com concentração no Jardim do Quebedo e deslocação para o Governo Civil, e apela a todos os trabalhadores e às populações para que se empenhem e participem nesta acção.

A DORS do PCP saúda ainda a luta dos trabalhadores da Visteon, da Nutriquim, dos TST, da CP, da CP-Carga, da EMEF, da Refer e da Refrige por melhores salários e em defesa dos direitos, reiterando que a luta dos trabalhadores é o caminho certo e seguro para a melhoria das condições de vida e de trabalho, para alcançar a ruptura e a mudança de política necessárias para alcançar um país mais justo e solidário.
 
O agravamento das condições de vida, o desemprego, a precariedade, a destruição do aparelho produtivo e de postos de trabalho e os ataques à prestação de serviços públicos exigem a unidade e a luta dos trabalhadores e do povo. A DORS do PCP alerta para a operação em curso por parte do Governo e apoiantes da sua política para o aproveitamento do Verão e do período de férias para procurar concretizar e levar mais longe a ofensiva social em curso. Cada uma dessas ofensivas terá dos comunistas a pronta denúncia e resposta. O PCP apela aos trabalhadores, à juventude, às mulheres, aos reformados e às populações da região que intensifiquem a luta, sob todas as formas que a situação imponha.

A denúncia, o protesto e a luta já obrigaram o Governo a recuar, como sucedeu recentemente com a intenção de encerrar as urgências pediátricas nocturnas no distrito. O PCP saúda a determinação com que os utentes dos serviços públicos e as populações têm lutado na região, nomeadamente pelo direito à mobilidade, pela aplicação do passe social em todos os meios de transporte público, exigindo melhores transportes públicos no concelho do Montijo, pela construção do centro de saúde da Quinta do Conde, pelo direito à saúde no concelho do Seixal, contra a privatização da linha do Sado, contra o encerramento da Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico do Carvalhinho, na Moita, contra a supressão do atendimento na extensão de saúde de S. Francisco, no concelho de Alcochete, e do serviço móvel dos CTT em várias freguesias da região.

PCP em luta contra o aumento dos preços e o roubo nos salários!

A DORS do PCP saúda as organizações e os milhares de dirigentes e militantes do Partido que, na região como em todo o país, nas ruas, nas organizações de massas e nas instituições, têm dinamizado a luta e assegurado uma notável intervenção, denúncia e proposta do PCP perante a situação social criada pelo Governo, PSD, CDS e grandes grupos económicos. A DORS reforça o apelo a todos os trabalhadores, às mulheres, à juventude, aos reformados que não se conformam com o agravamento da exploração e das injustiças, e que lutam por um novo rumo para Portugal, por uma alternativa política e por uma política alternativa, patriótica e de esquerda, para que reforcem a luta e o protesto, dando mais força e aderindo ao PCP.

Na sequência da acção levada a cabo durante o dia de hoje, protestando contra o aumento do IVA e o roubo nos salários, com buzinões nos concelhos da Moita, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal, uma arruada no Barreiro e um cordão humano em Almada, o PCP vai prosseguir a sua acção de esclarecimento e mobilização dos trabalhadores e do povo. De um largo conjunto de acções previstas para o período do Verão, destaca-se a participação do PCP em cerca de 15 festas populares da região com espaços políticos, de esclarecimento e de convívio.

Iniciativa incomparável no plano nacional, a 34ª Festa do Avante!, realiza-se a 3, 4 e 5 de Setembro na Quinta da Atalaia, na Amora, concelho do Seixal. Os militantes e amigos do Partido e da Festa estão já em jornadas de trabalho voluntário a construí-la. A Organização Regional de Setúbal destacará este ano nos seus espaços na Festa as lutas dos trabalhadores e das populações, as potencialidades da região para contribuir para a produção nacional e o desenvolvimento do país e o reforço do Partido. Muito do que de melhor existe na Península de Setúbal - da cultura ao desporto, passando pela gastronomia - estará igualmente presente na Festa. As organizações do Partido estão empenhadas na divulgação e na preparação daquela que é a maior iniciativa político-cultural de massas do nosso país.
  .
.
ver
.
http://www.cgtp.pt/images/stories/imagens/2010/06/8072010tarjetalx.pdf
.
.

Sem comentários: