A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

segunda-feira, julho 19, 2010

Fidel diz ser improvável Obama deter conflito com Irã


Mundo

Vermelho - 18 de Julho de 2010 - 20h56


O líder cubano Fidel Castro disse neste domingo (18) que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está impossibilitado e desinteressado em deter um possível conflito bélico com o Irã que, na sua opinião, desencadearia uma catástrofe nuclear.

.

"Por todos os elementos da realidade que percebo, não vejo a mínima possibilidade" de que vença o senso comum e se evite a guerra, uma realidade que "nem Obama poderá alterar, nem mostrou em nenhum momento a decisão de fazê-lo", afirmou Fidel em um artigo publicado no site "Digital Cubadebate".
.
Fidel, que está perto dos 84 anos -- sendo os últimos quatro deles afastado do poder por conta de uma doença -- dedicou nove artigos ao tema, publicados desde 1º de junho, e nos últimos 10 dias fez cinco aparições públicas onde abordou o assunto.
.
"Penso que seria muito mais prático que nossos povos se preparassem para encarar a realidade. Nisso consistirá nossa única esperança", afirmou no artigo, escrito poucas horas depois de uma mensagem ao ex-presidente Nelson Mandela, onde pede a ele que use sua influência para manter a África do Sul longe das bases militares dos Estados Unidos e da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
.
Disse também que o Irã já conseguiu fabricar 20 quilos de urânio enriquecido a 20%, "suficientes para construir um artefato nuclear, o que enlouquece ainda mais aqueles que há pouco tempo adotaram a decisão de atacá-los".
.
Essa guerra nuclear "seria a última da pré-história de nossa espécie", sentenciou.
.
Fidel diz que, apesar dos riscos, "a humanidade ainda pode preservar-se dos golpes demolidores da tragédia nuclear que se aproxima, e da ambiental que já está em andamento".
.
Fonte: France Press
.
.

Sem comentários: