A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quarta-feira, julho 07, 2010

José Sócrates ou ... "bem prega Frei Tomás, olha para o que ele diz, não olhes para o que ele faz" ... "

Jornadas parlamentares do PS


Sócrates: PSD quer “ajustar contas com a História, contra o Estado Social”

06.07.2010 - 15:03 Por Maria José Oliveira
José Sócrates deixa o aviso ao PSD, a propósito da revisão constitucional: “Não contem comigo nem com o PS para pôr o neoliberalismo na nossa Constituição”. Assis diz que PSD representa “a direita mais radical dos últimos tempos, contra o Estado Social”.
Sócrates acusou o PSD de querer operar uma inflexão na 
universalidade e gratuitidade da educação e saúde  
Sócrates acusou o PSD de querer operar uma inflexão na universalidade e gratuitidade da educação e saúde (Rui Gaudêncio (arquivo))


O primeiro-ministro anunciou, no encerramento das jornadas parlamentares do PS, em Lisboa, que queria fazer um “pequeno parêntesis” para falar sobre algumas das propostas públicas do PSD para a revisão constitucional. Mas Sócrates demorou-se no tema e a maior parte do seu discurso foi dirigida aos sociais-democratas, que, sublinhou, não contam com o PS para “pôr o neoliberalismo” na Constituição.

Apontando as ideias já noticiadas em torno da educação e da saúde, Sócrates acusou o PSD de querer operar uma inflexão na universalidade e gratuitidade destes dois sectores: “Esta proposta não tem a ver com a revisão da Constituição, tem a ver com a revisão da História. Pretende ser um ajuste de contas com a História, contra o Estado Social e o Estado Providência”, criticou.

Sobre o Serviço Nacional de Saúde, o primeiro-ministro frisou que é neste sistema público que se afiguram mais evidente “os princípios da equidade, da justiça e da dignidade humana”, e lembrou ainda que o sistema educativo “é central para o desenvolvimento das sociedades modernas”.

“Não contem comigo nem com o PS para pôr o neoliberalismo na nossa Constituição”, avisou, secundando aquilo que já tinha sido afirmado, momentos antes, por Francisco Assis. “O propósito da direita é o desmantelamento do Estado Social. À luz do que tem sido publicado nos últimos dias estamos perante a direita mais radical dos últimos tempos, contra o Estado Social”, sublinhara o líder parlamentar do PS. 
.
.

Sem comentários: