A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

domingo, julho 25, 2010

A Voz da Razão ou a Ditadura dos Horários, segundo Pereira Coutinho

A Voz da Razão

A ditadura dos horários

Viver em Portugal é conhecer a ditadura dos horários. Que o mesmo é dizer: se não seguimos os hábitos do rebanho, será impossível jantar decentemente à meia-noite; ou fazer compras pelo serão adentro.
  • 24 Julho 2010
Por:João Pereira Coutinho, Colunista
.
Felizmente, esta provinciana mentalidade está a mudar e o governo já permite que os hipermercados possam abrir ao domingo, das seis à meia-noite. Custa a crer que se esperou até 2010 para ver reconhecida esta benesse. Mas também custa a crer que o governo ainda admita excepções, consoante os casos, em que o poder local é que sabe. Não, não sabe. 
.
Quem sabe é o dono do negócio, que devia estabelecer o seu horário de acordo com os interesses da clientela. Dizer-se que a liberalização dos horários comerciais reforça o emprego (entre 2 a 8 mil novos postos) e anima o consumo das famílias é passar ao lado do argumento essencial. E o argumento essencial reduz-se na palavra clássica: liberdade. Ou o poder político respeita a liberdade de comerciantes e consumidores; ou persiste no abuso de se imaginar pai dos portugueses, ordenando-lhes xixi e cama quando o relógio manda.
.
.
  • Comentário feito por:abenjas
  • 24 Julho 2010
Nunca trabalhaste num hyper, nem nunca vais trabalhar... É a classe média alta a borrifar-se para a vida familiar dos de cá de baixo.
  • Comentário feito por:j.guerreiro
  • 24 Julho 2010
mais uma vez os trabalhadores vão pagar os horários extras. pagar aki não tem valor.
  • Comentário feito por: Anónimo
  • 24 Julho 2010
Mais um a defender o capitalismo desenfreado. E a vida familiar dos desgraçados dos funcionários? E a protecção do comércio tradicional? É triste quando uma sociedade vive só no materialismo da mira do negócio.
  • Comentário feito por:sila
  • 24 Julho 2010
Sim, a liberdade é um lado da moeda. Do outro, está a autoridade.E tem sido a falta secular de síntese mental que, dificilmente,fará " disto gente". 
.
.

Sem comentários: