A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, abril 17, 2007

Câmara de Aveiro cria Museu da Cidade e dá rua a Arlindo Vicente
19.9.2006
A Câmara de Aveiro aprovou a alteração do nome e funcionalidades do Museu da República – Arlindo Vicente que passará a designar-se por Museu da Cidade e que terá uma dupla função.

(...)

O Museu da Cidade terá como objectivos gerais criar pólos culturais activos e interligados; salvaguardar a identidade cultural de Aveiro; incentivar a transmissão de memória colectiva; fomentar o desenvolvimento da comunidade local em actividades culturais; descentralizar políticas culturais; atrair públicos e visitantes; gerir de forma concertada os diversos equipamentos culturais; rentabilizar recursos e meios; fomentar o turismo cultural na região de Aveiro; criar novos produtos turísticos e fomentar novos espaços culturais.

(...)

Para Miguel Capão Filipe, vereador do Pelouro dos Assuntos Culturais, “o município é detentor de um largo acervo, desde pinturas a azulejos, nunca exposto e que todos os munícipes devem conhecer”. “Os momentos históricos, políticos e culturais da cidade serão retratados na nossa rede de museus, permitindo a todos os munícipes conhecer melhor o seu concelho”, referiu ainda.

Esta alteração vem no seguimento do acordo entre a Câmara Municipal e os doadores, António Pedro e Ana Maria Lurdes Marques, de devolução de uma colecção subordinada ao tema da “República”, que se destinava a constituir o núcleo central do Museu da República – Arlindo Vicente. Uma vez que o acordo de 5 de Outubro de 2002 não foi cumprido e considerando que a Câmara Municipal de Aveiro não dispõe de meios para criar as condições essenciais à abertura do museu nos termos acordados, entendeu o executivo da autarquia aveirense, ser seu dever evoluir no desenvolvimento do projecto em relação com aquilo que considera prioritário, evitando manter a situação actual. Deste modo, a colecção será devolvida aos antigos proprietários.

Contudo, cientes do valor da colecção, e a sua importância para o município e fruto das boas relações conseguidas entra ambas as partes, ficou em aberto a possibilidade de doação do acervo documental, em forma e condições a definir posteriormente. Considerando que o município reconhece a enorme dedicação de Arlindo Vicente a Aveiro e que se sente grato pela grande generosidade demonstrada pelos seus doadores, propõe-se que uma das artérias da cidade seja denominada por “Arlindo Vicente”.

Texto completo em http://www.moliceiro.com/uebenet/detalhe.asp?id=5893

sublinhados da responsabilidade de VN

NOTA - 2006 foi o ano do centenário do nascimento de Arlindo Vicente

Sem comentários: